ISSN 1809-2837 versão impressa
ISSN 1984-5960 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista Innovations Implant Journal: Biomaterials and Esthetics (Online), destina-se à publicação de trabalhos originais de pesquisa aplicada, bem como artigos de divulgação, relatos de caso clínico e revisão de literatura na área de implantodontia e de especialidades multidisciplinares que a envolvam.

1 Normas gerais

1.1 Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos e redigidos em português, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico.

1.2 Critérios de arbitragem

1.2.1 Os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das normas de publicação, sendo que no caso de inadequação não serão aceitos.

1.2.2 Os trabalhos aprovados na primeira análise serão submetidos à apreciação quanto ao mérito científico por dois membros do Comitê Editorial de instituições distintas a de origem do trabalho, além do Editor Científico.

1.2.2.1 Havendo necessidade de alterações, o trabalho será encaminhado ao(s) autor(es) para as devidas providências.

1.2.3 Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo e estes não terão ciência dos autores do trabalho apreciado.

1.3 A revista Innovations Implant Journal: Biomaterials and Esthetics reserva todos os direitos autorais do trabalho publicado.

1.4 O material enviado, uma vez publicado o trabalho, não será devolvido.

1.5 As informações contidas nos trabalhos e a exatidão das referências são de responsabilidade do(s) autor(es).

1.6 Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos devem ser acompanhados de cópia do parecer do Comitê de Ética da Instituição de Origem, ou outro órgão credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde. No último parágrafo do item Material e Métodos deverá constar uma clara afirmação do cumprimento dos princípios éticos da Declaração de Helsinki, além do atendimento a legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada.

1.6.1 Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias dos conselhos nacionais de pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório e quando envolverem procedimentos cirúrgicos, em Material e Métodos, devem ser descritas as evidências de que a dosagem anestésica produziu efeito adequado e por tempo necessário para a condução do ato cirúrgico.

1.7 Juntamente com os trabalhos deverá ser entregue o Termo de Cessão de Direitos Autorais, assinados pelo(s) autor(es).

1.7.1 Modelo de Termo de Cessão de Direitos Autorais

[Local e data]

Eu (nós), [nome(s) do(s) autor(es)], autor(es) do trabalho intitulado [título do trabalho], o qual submeto(emos) à apreciação da revista Innovations Implant Journal: Biomaterials and Esthetics para nela ser publicado, declaro(amos) concordar, por meio deste suficiente instrumento, que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da revista Innovations Implant Journal: Biomaterials and Esthetics a partir da data de sua submissão, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida junto à Innovations Implant Journal: Biomaterials and Esthetics. No caso de não aceitação para publicação, essa cessão de direitos autorais será automaticamente revogada e os originais do trabalho devolvidos ao(s) seu(s) autor(es).

[Nome(s)]                                       [Assinatura(s)]

 

Forma e preparação de manuscritos

2 Categoria dos trabalhos

2.1 Artigos originais - apresentam resultados inéditos de uma pesquisa (Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão).

2.2 Revisão de literatura - analisam e descrevem as contribuições da literatura em uma determinada especialidade (Introdução, Revisão de Literatura, Discussão e Conclusão).

2.3 Relato de caso clínico - divulgam experiências baseadas em estudo de casos peculiares e/ou novas técnicas (Introdução, Relato de Caso, Discussão e Conclusão).

2.4 Artigos de divulgação - analisam informações atualizadas em uma determinada especialidade (Introdução, Desenvolvimento, Discussão e Conclusão).

2.5 Texto dos elementos que compõem os trabalhos

2.5.1 Introdução - descrição da natureza do problema e seu significado, justificativa, objetivo(s) e hipótese(s) do trabalho, citando somente referências pertinentes.

2.5.2 Material e Métodos - descrição detalhada do método, materiais e técnicas empregadas. Identificar os aparelhos e equipamentos empregados, indicando entre parênteses o nome, cidade, estado e país do fabricante. Identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas utilizadas, incluindo nome(s) genérico(s), dose(s) e via(s) de administração. Dar referências de métodos estabelecidos, incluindo métodos estatísticos. Descrever os métodos estatísticos com detalhe e definir os termos estatísticos, abreviações e símbolos. Especificar o software de computador usado. Os artigos de revisão de literatura deverão incluir uma descrição dos métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados.

2.5.3 Resultados - apresentação dos resultados de forma lógica e direta, sem interpretação subjetiva. Não repetir no texto dados apresentados em tabelas e figuras. Usar gráficos como uma alternativa às tabelas com muitas entradas. Dados estatísticos devem ser submetidos a análises apropriadas. Quando os dados são resumidos na seção Resultados, dê os resultados numéricos não apenas como seus derivados (por exemplo, percentagens), mas também como números absolutos, dos quais os derivados foram calculados e especificar os métodos estatísticos usados para analisá-los. Evitar o uso de termos técnicos em estatística, tais como "random" (que implica um mecanismo de aleatorização), "normal", "significativo", "correlações" e "amostra". Quando for cientificamente adequado, as análises dos dados por variáveis como idade e sexo devem ser incluídas

2.5.4 Discussão - interpretação dos resultados, relacionando-os ao conhecimento já existente e aos obtidos em outros estudos relevantes, evitando-se hipóteses não fundamentadas nos resultados.

2.5.5 Conclusão - deve ser pertinente aos objetivos propostos e justificados nos resultados obtidos, evitando afirmações não qualificadas e conclusões não adequadamente corroboradas pelos dados. A hipótese do trabalho deve ser respondida ou estabelecer novas hipóteses quando tal se justifique.

3 Estrutura do trabalho

3.1 Título - apresentado nos idiomas português e inglês, devendo ser conciso e conter somente informações necessárias para a identificação do conteúdo do trabalho.

3.2 Autoria - nome(s) do(s) autor(es) por extenso, indicando uma única titulação e uma única filiação institucional, por extenso, por autor. Deverá ter indicação do endereço, e-mail e telefone do autor correspondente.

3.3 Resumo - apresentação concisa e sequencial, em parágrafo único de forma estruturada, ressaltando objetivos, métodos, resultados e conclusão. Deverá ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. Não deve conter citações e abreviaturas.

3.4 Abstract - resumo apresentado em língua inglesa obedecendo às mesmas características do resumo em português.

3.5 Palavras-chave - indicação de três termos de indexação, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde - DeCS, disponível em: http://decs.bvs.br/

3.5.1 Exemplo:

Implantes dentários. Osseointegração. Reabilitação bucal.

3.6 Key words - palavras-chave apresentadas em língua inglesa.

3.7 Desenvolvimento - apresentado de acordo com as categorias de trabalho (item 2).

3.8 Agradecimentos - opcional, podem ser dirigidos a instituições ou pessoas que colaboraram efetivamente para a realização do trabalho, em parágrafo não superior a três linhas.

3.9 Referências - o trabalho deve conter apenas referências efetivamente citadas no texto.

3.9.1 As referências devem ser normalizadas de acordo com o estilo Vancouver, conforme orientações do International Committee of Medical Journal Editors, na publicação Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, disponível em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

3.9.2 Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o List of Journals Indexed for MEDLINE, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals

3.9.3 As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor e numeradas em ordem crescente. A ordem de citação no texto obedecerá a esta numeração.

3.9.4 As referências não devem ultrapassar o número de 30, exceto para artigos de revisão de literatura.

3.9.5 Exemplos:

Livro

Machado WAS. Periodontia clínica. Rio de Janeiro: Medsi; 2003.

Cardoso RJA, Machado ME de L, coordenadores. Odontologia, arte e conhecimento. São Paulo: Artes Médicas; 2003.

Capítulo de livro

Belinfante L. Adjusting the jaw through surgery: new treatment for bad bites. In: Goldstein RE. Change your smile. 2nd ed. Chicago: Quintessence; 1988. p. 168-79.

Artigo de periódico

Welander M, Abrahamsson I, Berglundh T. Placement of two-part implants in sites with different buccal and lingual bone heights. J Periodontol. 2009;80(2):324-9.

Shahidi P, Jacobson Z, Dibart S, Pourati J, Nunn ME, Barouch K, et al. Efficacy of a new papilla generation technique in implant dentistry: a preliminary study. Int J Oral Maxillofac Implants. 2008;23(5):926-34.

Apprenticeship Awards seek dental involvement. Br Dent J. 2009;206(2):59.

Dissertação e tese

Totta T. Características da deglutição em idosos submetidos a diferentes estratégias de reabilitação oral protética [dissertation]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru; 2008.

4 Citação

4.1 Citação - no texto indicar apenas o número da referência na forma sobrescrita, onde os números sequenciais devem ser separados por hífen e os aleatórios por vírgula.

4.2 Exemplos:

Como bactérias ... superfícies de titânio3-4, um dos ...

A realização... em situação limite5,7.

5 Formatação

5.1 Texto - deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, margens de 3 cm, espaçamento entre linhas 1,5 cm, em folha tamanho A4.

5.2 Tabelas - devem ser inseridas no texto imediatamente após sua citação, centralizadas na página e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As tabelas devem ter as bordas laterais abertas e as legendas devem ser incluídas em sua parte superior.

5.3 Figuras - devem ser obrigatoriamente citadas no texto e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.

5.3.1 Devem ser enviadas individualmente, em formato jpg ou tif, com no mínimo resolução de 300 dpi e 10 cm de largura.

5.3.2 Na apresentação de imagens e texto, deve se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou estar reconhecível em fotografias, a menos que expresse por escrito o seu consentimento, o qual deve acompanhar o trabalho encaminhado.

5.3.3 As legendas devem estar localizadas ao final do trabalho em forma de lista e precedidas da numeração correspondente.

 

Envio de manuscritos

Os arquivos de texto e de ilustrações podem ser submetidos via e-mail no endereço submissao@innovationsjournal.com.br

Uma cópia do trabalho em mídia digital (CD-ROM ou DVD) e os documentos exigidos nos itens 1.6 (parecer do Comitê de Ética da Instituição de Origem) e 1.7.1 (Termo de Cessão de Direitos Autorais) deverão ser enviados para o endereço:

Innovations Implant Journal - A/C Submissão
Avenida Vereador Abel Ferreira, 1100
Jardim Anália Franco
03340-000 - São Paulo - SP - Brasil

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Avenida Paes de Barros, 700 - Mooca
03114-000 - São Paulo - SP
Tel/Fax (55) 11 2605-2929


contato@innovationsjournal.com.br