ISSN 0104-5695 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A RPG - Revista da Pós-Graduação é um periódico científico com periodicidade trimestral publicado nos formatos impresso e eletrônico de livre acesso, dedicado à divulgação de novos conhecimentos e informações sobre todas as áreas da Odontologia e áreas afins.

Publica artigos originais, relatos de casos clínicos e artigos de revisão com qualidade e rigor científico, em língua portuguesa e inglesa. Artigos de revisão de literatura são aceitos somente mediante convite dos Editores.

 

Forma e preparação de manuscritos

Artigo Original: pesquisas inéditas resultantes da investigação de hipótese definida com resultados de natureza empírica, experimental ou conceitual tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área da pesquisa.

Revisão: síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, resultado de uma análise crítica e comparativa da bibliografia pertinente, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa.

Comunicação: relato sucinto de resultados preliminares e informações sobre temas relevantes, apoiados em pesquisas recentes, subsidiando o trabalho de profissionais que atuam na área, servindo de apresentação ou atualização sobre o tema.

Relato de Caso ou Técnica: apresentação descritiva de um ou mais casos peculiares e/ou de novas técnicas de interesse para a atuação de outros profissionais da área, explorando um método ou problema através de exemplos.

Cartas ao Editor: opiniões e/ou comentários sobre o conteúdo científico ou editorial da RPG. As cartas devem incluir evidência científica para suportar seu posicionamento.

Avaliação e Seleção de Artigos

A revista conta com o auxílio de um grupo de especialistas de notório saber, de pesquisadores com larga e reconhecida produção científica. O processo de seleção de artigos para publicação envolve a avaliação dos Editores Científicos, de membros do Corpo Editorial, e de pareceres de especialistas "ad hoc". Os artigos submetidos são inicialmente avaliados quanto ao enquadramento no escopo da revista e relevância por membros do Conselho Editorial. Além disso é realizada a avaliação de mérito por pares sem a identificação de autoria e dos avaliadores (revisão duplo-cego).

O processo de avaliação segue as seguintes etapas:

1. Controle do cumprimento das normas de publicação, indicadas nas Instruções aos Autores, pela Secretaria.

2. Avaliação dos originais pelo Corpo Editorial quanto à compatibilidade com a linha editorial da Revista.

3. O conteúdo científico dos originais é avaliado por no mínimo dois assessores ad hoc segundo os critérios: originalidade, relevância clínica e/ou científica, metodologia empregada, isenção na análise dos resultados e conclusões suportadas pelos resultados. Caso seja identificado possível conflito de interesse por parte dos revisores, o Corpo Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

4. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) favorável à aceitação; b) necessidade de reformulações; c) desfavorável à aceitação. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

5. Parecer do Corpo Científico.

6. Os originais com avaliação "necessidade de reformulações" são remetidos aos autores, para que as modificações pertinentes sejam realizadas e posteriormente reavaliadas pelos assessores ad hoc. A comunicação dos autores sobre originais com a avaliação "desfavorável", revoga a transferência de direitos autorais.

Os critérios de seleção são a qualidade e originalidade da pesquisa e sua importância para os nossos leitores. A decisão final sobre a seleção dos manuscritos para publicação cabe ao Corpo Editorial, que se reserva o direito de recusar qualquer material para publicação.

A RPG-Revista da Pós-Graduação se reserva o direito de proceder ajustes linguísticos necessários segundo princípios de clareza de qualidade. Caso sejam necessárias alterações extensas, o manuscrito será enviado aos autores para revisão.

Os conceitos e as afirmações constantes nos originais são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da RPG-Revista da Pós-Graduação, representada por meio de seu Corpo Editorial e Comissão de Avaliação.

Os manuscritos preparados de acordo com as Instruções aos Autores da RPG - Revista da Pós-Graduação devem ser submetidos via correio eletrônico para o endereço rpg@usp.br. Somente serão aceitas para consideração submissões via correspondência eletrônica. Caso haja alguma dificuldade durante o processo de submissão, os autores são encorajados a contatar a revista (rpg@usp.br).

Ineditismo do material

Os manuscritos, que poderão ser redigidos em português ou inglês, devem ser inéditos e destinarem-se exclusivamente à RPG - Revista da Pós Graduação, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas, quer na íntegra ou parcialmente, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em Anais de Reuniões Científicas. Os manuscritos, uma vez submetidos para apreciação, não poderão ser retirados do processo por parte dos autores.

Aspectos éticos

Os autores devem revelar eventuais conflitos de interesses profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos que possam afetar os resultados da pesquisa.

Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos ou parte deles devem ser acompanhados de cópia do parecer emitido pelo Comitê de Ética da Instituição em que foi realizado, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), segundo as normas da Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 196/96 ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

Na apresentação de imagens e texto deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou estar reconhecível em fotografias. O termo de consentimento do paciente quanto ao uso de sua imagem e documentação odontológica é obrigatório e deve se referir especificamente publicação na RPG - Revista da Pós-Graduação (modelo disponível em http://143.107.23.244/revistas/RPG_FOUSP/).

Caso o paciente seja menor ou inapto para conceder a permissão por escrito, por qualquer razão ou motivo, esta deverá ser obtida de seu responsável legal em benefício do paciente.

Figuras e Tabelas previamente publicadas em outras revistas ou livros devem ser acompanhadas de suas respectivas referências e do consentimento por escrito do(s) autor(es) e editor(es).

Todas as submissões devem incluir uma Página de Rosto e devem ser acompanhadas de uma Carta de Encaminhamento.

 Carta de Encaminhamento

A Carta de Encaminhamento deve certificar que a pesquisa é original, não foi publicada anteriormente, não se encontra em consideração para publicação em outro periódico e revelar eventuais conflitos de interesses profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos que possam afetar os resultados da pesquisa. A Carta de Encaminhamento deverá ser assinada por todos os autores e digitalizada.

Página de rosto

A página de rosto deve apresentar os seguintes itens: título do trabalho em português e inglês, nome completo dos autores, titulação e afiliação (somente um título e uma afiliação por autor), identificação do autor correspondente, nome e endereço completo (incluir correio eletrônico) para correspondência, local em que o estudo foi realizado, descritores em português e inglês e seção da revista em que o artigo se enquadra (Artigo Original, Revisão, Relato de Caso e/ou Técnica, Comunicação, Carta ao Editor)

Direitos autorais

A submissão do manuscrito constituirá a concordância de todos os autores de que todos os direitos autorais do manuscrito serão transferidos para RPG - Revista da Pós Graduação desde a data de sua submissão, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem prévia autorização da RPG - Revista da Pós-Graduação. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais (modelo disponível em http://143.107.23.244/revistas/RPG_FOUSP/), assinado por todos os autores e digitalizado.

 

FORMATAÇÃO E ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Orientações gerais

Os manuscritos deverão ser redigidos de forma impessoal, respeitando-se a norma culta da língua (português ou inglês) e digitados em Word for Windows/PC. As páginas do artigo devem estar numeradas no canto superior direito e configuradas para papel A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm, fonte Arial tamanho 12 e espaçamento duplo, com o alinhamento do texto justificado. O número de páginas não deve exceder 17, incluindo ilustrações, figuras, tabelas, quadros e gráficos.

Estrutura do texto de acordo com a natureza do artigo

Artigos originais

Manuscritos redigidos em língua portuguesa

Título, Title, Resumo, Descritores, Abstract, Descriptors, Introdução, Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão(ões), Agradecimentos (opcional), Referências.

Manuscritos redigidos em língua inglesa

Title, Título, Abstract, Descriptors, Resumo, Descritores, Introduction, Objective(s), Materials and Methods, Discussion, Conclusion(s), Acknowledgment(s), References.

Revisão

Deve conter obrigatoriamente as seções Título, Title, Resumo, Descritores, Abstract, Descriptors, Introdução, Resultados, Discussão, Conclusão(ões), Agradecimentos (opcional), Referências. Caso o manuscrito seja redigido em língua inglesa seguir a mesma estrutura empregando nomenclatura condizente como descrito anteriormente.

Relato de Caso/Técnica

Deve contemplar as seções Título, Title, Resumo, Descritores, Abstract, Descriptors, Introdução, Relato(s) do(s) Caso(s)/Técnica, Discussão, Conclusão(ões), Agradecimentos (opcional) e Referências. Caso o manuscrito seja redigido em língua inglesa seguir a mesma estrutura empregando nomenclatura condizente como descrito anteriormente.

Carta ao Editor

Manuscritos submetidos como Carta ao Editor estão limitados a 250 palavras e deverão incluir evidência científica que suporte seu posicionamento. Tabelas e figuras não serão permitidas. Respostas às críticas e/ou sugestões poderão acompanhar a publicação da carta enviada.

Comunicação

Devem ser organizados seguindo-se as instruções descritas em Artigos Originais limitando-se a 4500 caracteres, incluindo Título, Title, Resumo, Descritores, Abstract, Descriptors, Introdução, Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão(ões), Agradecimentos (opcional), Referências. Devem conter no máximo duas figuras e 15 referências.

Título

O título do artigo deve ser claro e conciso incluir detalhes suficientes para indexação e ser redigido de forma que leitores não especialistas da área possam compreender a que assunto o artigo se refere. O emprego de números, acrônimos, abreviações e pontuações deve ser evitado.

Resumo e Abstract

Os resumos devem possibilitar ao leitor avaliar um possível interesse no artigo, fornecendo informações claras e concisas do conteúdo do estudo. Devem ser apresentados, em forma de texto corrido de aproximadamente 200 a 300 palavras, comtemplando todas as seções pertinentes à natureza do artigo.

Descritores

São palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo. Deverão ser informados de 3 a 6 descritores. Para a seleção de descritores indexados, consultar DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/ ), seguindo os cabeçalhos de assuntos.

Introdução

Deve ser clara e sucinta, definir o problema estudado, sintetizar sua importância e o conhecimento atual pertinente ao assunto, destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo.

Objetivos

Declaração explícita dos objetivos específicos da investigação, e a hipótese a ser testada.

Material e Métodos

Descrição de todo o procedimento experimental empregado para elucidar a hipótese testada. Deve conter detalhes suficientes de forma que, em combinação com as referências citadas, todos os ensaios clínicos e experimentos relatados possam ser inteiramente reproduzidos. Métodos previamente publicados devem ser referenciados, a menos que as modificações tenham sido feitas. Devem ser descritos os métodos de análise estatística empregados incluindo o aplicativo (software) utilizado, testes estatísticos e nível de probabilidade adotado.

Materias e Drogas

Os nomes genéricos de produtos devem ser preferidos às suas respectivas marcas comerciais, sempre seguidos, entre parênteses, da marca comercial, do nome do fabricante, da cidade e do país em que foi fabricado, separados por vírgula.

Resultados

Relatar os resultados objetivamente em uma seqüência lógica no texto, tabelas e ilustrações, apresentando primeiramente as descobertas principais ou mais importantes. Enfatizar observações importantes, sem citação de referências da literatura ou apresentação de possíveis interpretações. Dados não devem ser duplicados em tabelas e figuras. No texto, enfatizar ou resumir somente as observações importantes.

Discussão

Seção na qual deve ser discutido como e por que você foram obtidos os resultados. Use a seção de Discussão para explicar os resultados e avaliar as descobertas de sua investigação. Mencionar como os resultados podem ser comparados a outros estudos previamente publicados. Use referências que corroboram declarações e evite fazer ou interpretações não fundamentadas.

Conclusão

Elabore afirmações concisas que possam ser suportadas pelos resultados obtidos no estudo e sejam relacionadas aos objetivos propostos. Não deve ser descrito um resumo ou uma repetição dos Resultados.

Figuras

As figuras (fotografias e ilustrações) devem possuir boa qualidade técnica e artística para permitir uma reprodução adequada. São aceitas apenas imagens digitalizadas que estejam em resolução mínima de 300 dpi, em formato TIF ou JPEG. Devem ser submetidas em arquivos separados numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Não serão aceitas imagens embutidas em arquivos Word (.doc, .docx), Powerpoint (.ppt, .pptx) ou PDF. Não serão aceitas imagens fotográficas fora de foco, com excesso de brilho, escuras, ou que apresentem qualquer deficiência que dificulte seu entendimento ou reprodução. O caso de ilustrações, caso necessário, poderá ser solicitado o arquivo original em CorelDraw (.cdr). As respectivas legendas devem ser incluídas ao final do texto do manuscrito.

Tabelas, quadros e gráficos

As tabelas, os quadros e os gráficos devem ser apresentados em páginas separadas e numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Devem incluir as respectivas legendas, posicionadas na parte superior das tabelas e quadros, e na parte inferior dos gráficos. Todas as tabelas, quadros e gráficos, sem exceção, devem ser citados no corpo do texto.

Agradecimentos

Deverão ser mencionadas fontes de financiamento e suporte do estudo, consultores e colaboradores que tenham contribuído com o estudo porém não estejam listados como autores. Possíveis conflitos de interesses deverão ser identificados na seção de Agradecimentos.

Referências

As referências deverão obedecer aos requisitos "Uniform requirements for manuscripts submitted to Biomedical Journals - "ancouver", para a submissão de manuscritos a revistas biomédicas - disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. As abreviaturas dos títulos dos periódicos internacionais citados deverão estar de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html). Nas publicações com sete ou mais autores citam-se os seis primeiros seguidos da expressão latina et al.

 

Envio de manuscritos

Os manuscritos devem ser encaminhados para:

E-mail: rpg@usp.br

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227
05508-900 - São Paulo - SP
Tel.: +55 11 3091-7843;
+55 11 3091-7857
+55 11 3091-7861


rpg@usp.br