ISSN 1519-4442 versão impressa
ISSN 2236-8396 versión online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Stomatos publica artigos originais (pesquisa experimental), revisões de literatura e relatos de casos clínicos na área de odontologia ou áreas correlatas. Artigos de revisão são aceitos apenas em caráter excepcional, mediante a constatação da relevância do assunto explorado.

Ao submeter um artigo à Stomatos, o autor deve informar, em uma carta de submissão, que o material não foi publicado anteriormente (independentemente do formato, impresso ou eletrônico), nem está sendo avaliado por outro periódico.

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, ne­cessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial da revista.

Todas as pesquisas envolvendo seres humanos ou animais devem ter sido aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição onde o trabalho foi desenvolvido, devendo constar no texto a existência de tal aprovação. Além disso, pesquisas envolvendo seres humanos devem estar de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e devem mencionar a obtenção de consentimento por escrito do paciente.

Os artigos submetidos à Stomatos devem ser escritos em língua inglesa. No entanto, autores que tiverem seu artigo pronto em português e decidirem submetê-lo neste idioma poderão fazê-lo (condição válida somente ao longo de 2011 e 2012), porém a aceitação do artigo estará condicionada à aprovação pelos editores e,  por conseguinte, à tradução da versão aceita para inglês deverá ser realizada pelo revisor da revista, sendo os custos da tradução de inteira responsabilidade dos autores. Artigos submetidos em inglês e aceitos para publicação serão encaminhados para revisão de texto, ficando esse custo também sob a responsabilidade dos autores. Autores que enviarem artigos para avaliação na Stomatos devem estar cientes dessa condição obrigatória.

Todos os artigos submetidos são revisados por pareceristas externos. A decisão final sobre a aceitação ou não de cada artigo fica a cargo dos Editores e será tomada com base nos pareceres do Corpo Editorial e dos revisores.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Artigos submetidos à Stomatos são, primeiramente, revisados quanto ao cumprimento das normas de publicação aqui apresentadas. Artigos com inconformidades são devolvidos aos autores para adequação. Uma vez considerados adequadamente formatados, os artigos são encaminhados a dois revisores externos para avaliação (peer review) segundo os seguintes critérios: originalidade, relevância clínica e/ou científica, metodologia empregada e isenção na análise dos resultados. O processo de revisão por pares é cego, ou seja, mantêm-se em sigilo os nomes dos autores.

Em casos de pareceres divergentes, os editores darão o parecer final. Toda a correspondência com o autor é feita via email, inclusive o envio do parecer ou decisão final do conselho editorial (aceito, aceito mediante a realização de revisões ou recusado).

Artigos aceitos provisionalmente mediante a realização de revisões serão remetidos ao autor correspondente para a realização das modificações pertinentes no prazo máximo de 45 dias. Artigos ressubmetidos após esse prazo, serão considerados como novas submissões.

 

Forma e preparação de manuscritos

NORMAS GERAIS

O artigo deve ser preparado em processador de texto compatível com Microsoft Word®, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo e margem de 3 cm de todos os lados da folha. As páginas devem ser numeradas no canto superior direito.

É obrigatório o envio de carta de submissão, assinada por todos os autores, transferindo os direitos autorais do artigo para a revista Stomatos. Nessa carta, os autores devem referir que o material é original, não foi publicado anteriormente (independentemente do formato, impresso ou eletrônico), nem está sendo avaliado por outro periódico. Além disso, nessa carta, os autores também devem declarar a existência (ou inexistência) de quaisquer conflitos de interesse associados à publicação do artigo. Informações sobre financiamentos recebidos pela pesquisa, ou sobre a ligação de autores a pessoas ou companhias que possam ter interesse nos dados do artigo, também devem ser adequadamente apresentadas na carta de submissão.

Os arquivos, formatados conforme estas instruções para autores, deverão ser encaminhados para o email revistastomatos@gmail.com.

NORMAS DETALHADAS

1. Página de rosto:

a) Título do artigo em inglês;

b) Título do artigo em português;

c) Nomes completos dos autores e respectivas titulações e afiliações, indicadas por números sobrescritos, como segue:

Ex.: Carlos Barbosa1

1. Mestre em Dentística

d) Endereço para correspondência: nome do autor correspondente, endereço completo, telefone e e-mail de contato.

Observação: Para manter o sigilo no processo de revisão por pares (peer review), a página de rosto deve ser a única parte do arquivo contendo identificação dos autores. Favor remover qualquer referência a nomes de autores ou instituições das demais partes do manuscrito.

2. Abstract e Resumo: O abstract (em inglês) e o resumo (em português) devem ter, cada um, entre 150 e 250 palavras. O uso de abreviaturas deve ser evitado ao máximo.

3. Keywords e palavras-chave : Devem ser indicados entre 3 e 5 keywords e palavras-chave, selecionadas com base nos Descritores em Ciências da Saú­de (http://decs.bvs.br).

4. Estrutura do texto:

Artigo original

INTRODUÇÃO. Sucinta, apenas para justificar o trabalho, com referências pertinentes e que justifiquem claramente a hipótese do trabalho. Deve apresentar, ao final, o objetivo do estudo.

METODOLOGIA. Especificar o delineamento do estudo, descrever a população estudada e os critérios de seleção, definir os procedimentos empregados, detalhar o método estatístico. É obrigatória menção à aprovação dos procedimentos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde o estudo foi realizado.

RESULTADOS. Devem ser claros e objetivos e incluir análise estatística. Nesta seção, podem ser utilizadas figuras e tabelas, desde que seu conteúdo não repita informações já constantes no texto.

DISCUSSÃO. Interpretar os resultados do estudo e compará-los com dados disponíveis na literatura, enfatizando os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como suas limitações.

CONCLUSÕES. Devem se restringir aos objetivos e resultados do estudo, sendo descritas de forma corrida, não em tópicos.

REFERÊNCIAS. Devem estar de acordo com as normas apresentadas a seguir e em número máximo de 25.

Relato de caso

INTRODUÇÃO. Deve conter uma revisão atualizada da literatura sobre o tema. O objetivo do artigo deve ser apresentado ao final.

RELATO DO CASO. Descrever todas as características clínicas do paciente, desde o diagnóstico e plano de tratamento, passando por opções de tratamento, a evolução do tratamento escolhido e os resultados obtidos, tomando cuidado para não incluir dados que possam permitir a identificação do paciente.

DISCUSSÃO. As características do caso descrito devem ser comparadas com outros dados da literatura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS. Devem estar de acordo com as normas apresentadas a seguir e em número máximo de 25.

Artigo de revisão

Artigos de revisão serão aceitos apenas em caráter excepcional, mediante a constatação da relevância do assunto explorado. A estrutura dos artigos de revisão é livre e deve seguir um formato que seja adequado ao tema.

5. Referências bibliográficas:

Citações no corpo do texto

Sobrenomes de autores, quando citados no texto, devem ser escritos com a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas. Em referências com um ou dois autores, os sobrenomes de ambos devem ser citados; já em casos de referências com três autores ou mais, deve-se citar apenas o sobrenome do primeiro, seguido da expressão "et aI.".

As referências devem ser identificadas com números sequenciais, respeitando-se a ordem de citação. Os números devem ser colocados entre parênteses, em tamanho de fonte normal (sem sobrescrito).

Exemplos:

Com autores nomeados: ... segundo Borges e Franco (1), Matinez (2) e Burss et aI. (3), o corpo-de-prova deve ser preparado...

Sem autores nomeados: ... o corpo-de-prova deve ser preparado segundo a técni­ca proposta na literatura (1-3)...

Citações na lista

As referências devem ser ordenadas na ordem de citação do texto e normalizadas de acordo com os Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, editados pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), também conhecidos como estilo Vancouver, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Todas as referências citadas no texto devem constar na lista e vice-versa.

Todos os autores de cada referência devem ser nomeados (não usar et al. na lista), começando pelos sobrenomes, seguidos pelos prenomes abreviados sem ponto ou vírgula. Usar a vírgula somente para separar os nomes dos diferentes autores.

Títulos de periódicos devem ser abreviados conforme o indexador MEDLINE ou, na ausência de indexação neste índice, conforme LILACS e BBO.

Abaixo são fornecidos exemplos para a formatação das referências.

Artigo de periódico

Drachler ML, Macluf SP, Leite JC, Aerts DR, Giugliani ER, Horta BL Fatores de risco para sobrepeso em crianças no Sul do Brasil. Cad Saude Publica. 2003;19(4):1073-81.

Livro

Estrela C. Metodologia científica. 2ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2005. 794p.

Capítulo de livro

Valentim C. Condições patológicas da cavidade bucal na infância. In: Corrêa MS. Odontopediatria na primeira infância. São Paulo: Santos; 1998. p. 613-25.

Dissertação ou tese

Ottoni AB. Relato de manifestações locais e sistêmicas da erupção dentária no primeiro ano de vida em crianças de São Leopoldo/RS e fatores associados [dissertação]. Canoas: Universidade Luterana do Brasil; 2006.

Artigo em periódico eletrônico

Kaeriyama E, Imai S, Usui Y, Hanada N, Takagi Y. Effect of bovine lactoferrin on enamel demineralization and acid fermentation by Streptococcus mutans. Ped Dent J [Internet]. 2007 Dec [cited 2008 Jan 15];17:2:118-26. Available from: http://www.jstage.jst.go.jp/browse/pdj/17/2/_contents

Trabalho apresentado em congresso

Matsumoto MA, Sampaio Góes FC, Consolaro A, Nary Filho H. Análise clínica e microscópica de enxertos ósseos autógenos em reconstruções alveolares. In: Anais da 16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO; 1999 set. 8-11; Águas de São Pedro (SP). São Paulo: SBPqO; 1999. p. 49, resumo A173.

6. Tabelas:

Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto.

Os títulos das tabelas devem ser claros, concisos, localizados acima das tabelas.

No rodapé das tabelas, devem constar definições para abreviaturas, a indicação dos testes estatísticos utilizados e qualquer outra informação essencial ao entendimento da tabela.

Não se deve utilizar traços internos horizontais ou verticais.

7. Figuras (gráficos, fotografias e ilustrações):

Qualquer ilustração deve ser denominada "Figura".

Figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto.

As legendas devem ser claras, concisas, localizadas abaixo das figuras.

As figuras devem ser suficientemente claras para permitir sua reprodução. Imagens devem ter uma resolução mínima de 300 dpi e ser enviadas como arquivos .jpg.

 

Envio de manuscritos

Submissões devem ser encaminhadas para o endereço revistastomatos@gmail.com.

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2013 ULBRA

ULBRA Canoas/RS
Av. Farroupilha, 8001, Prédio 59, 3o. Andar
São José, 92425-900, Canoas - RS
Tel./Fax: +55 (51) 3462-9510


revistastomatos@gmail.com