Serviços Personalizados
Artigo
Links relacionados
Compartilhar
Revista da ABENO
versão impressa ISSN 1679-5954
Rev. ABENO vol.12 no.1 Londrina 2012
RESUMOS
O ENADE avalia o perfil de cirurgião-dentista que as Diretrizes Curriculares delineiam? Resultados de uma análise preliminar
Autores: Adriano de Almeida de Lima, Cristine Miron Stefani, Pedro Paulo Ferreira Spindola
Introdução
Em fevereiro de 2012 as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES Nº 3, 19/02/2002) completaram 10 anos. As diretrizes incluíram exigências importantes para a formação integral de Cirurgiões Dentistas, voltadas mais para as necessidades da sociedade e menos para aspectos biotécnicos. Neste período, foram realizados três Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes (ENADE). Era esperado que os exames de 2004 e 2007 tivessem adesão modesta às habilidades e competências inovadoras propostas nas DCN. Porém, o exame de 2010 poderia ser um marco importante na consolidação destas.
Objetivos
1. analisar a correspondência entre as Habilidades e Competências dispostas nas DCN e as questões do ENADE 2010;
2. analisar os conteúdos abordados e sua relação com a formação generalista; e
3. classificar o grau de complexidade das questões segundo taxonomia de Bloom.
Materiais e Métodos
Três especialistas em Educação Odontológica classificaram as questões do Componente de Conhecimento Específico do ENADE 2010 segundo as Habilidades e Competências, Gerais e Específicas, das DCN e com os conteúdos abordados, em tabela confeccionada para este fim. A análise foi realizada individualmente e depois coletivamente. As discordâncias foram deliberadas até a obtenção de consenso.
Resultados
1. Correspondência entre Questões e Habilidades e Competências (Geral e Específica):
-Geral I (Atenção à saúde) = 23 questões (76,7%).
-Geral II (Tomada de decisões) = 03 questões (10,0%). -Geral IV (Liderança) e V (Administração e gerenciamento) = 01 questão (3,3%).
-Geral III (Comunicação) e VI (Educação permanente) = nenhuma questão (0,0%). -Específicas XXV (propor e executar planos de tratamento adequados) = 15 questões (50,0%).
-Específicas XXIII (colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico) = 11 questões (36,7%). -Específicas X e XXVI = 03 questões (10,0%). -Específicas XI, XIV e XVI = 02 questões (6,7%).
-Específicas I, II, III, IXX, XXI, XXIV e XXX = 01 questão (3,3%). -Específicas IV, V, VI, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVII, XVIII, XX, XXII, XXVII, XVIII e XXIX = nenhuma questão (0,0%).
2. Conteúdos:
-Ciências Biológicas e da Saúde = 07 questões (23,4%).
-Ciências Humanas e Sociais = 03 questões (10,0%). -Ciências Odontológicas
- propedêutica clínica = 04 questões (13,4%). -Ciências Odontológicas
- clínica odontológica = 14 questões (46,6%). -Ciências Odontológicas
- odontologia pediátrica = 02 questões (6,6%).
3. Grau de Complexidade:
-Conhecimento = 11 questões (36,7%). -Compreensão = 04 questões (13,3%). -Aplicação = 04 questões (13,3%).
-Análise = 08 questões (26,7%).
-Síntese = 03 questões (10,0%).
-Avaliação = nenhuma questão (0,0%).
Conclusões
Embora as diretrizes curriculares prevejam um
"Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade",
e que grande parte das Instituições de Ensino tenha modificado seus Projetos Pedagógicos para atender a essa demanda, a prova do ENADE continua avaliando os egressos de maneira tecnicista e conteudista, relevando aspectos importantes da formação integral.
Descritores
Educação em Odontologia. Avaliação Educacional. Formação de Recursos Humanos. Currículo.
DEMAIS RESUMOS DISPONÍVEIS SOMENTE EM PDF.