SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

AMARAL, Cristhiane Olívia Ferreira do et al. Importância do cirurgião-dentista em Unidade de Terapia Intensiva: avaliação multidisciplinar. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2013, vol.67, n.2, pp. 107-111. ISSN 0004-5276.

Objetivo: verificar a importância que a equipe multidisciplinar de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os cirurgiões-dentistas atribuem à integração de um cirurgião-dentista a essa equipe. Adicionalmente, investigar o protocolo de higienização bucal aplicado em pacientes internados em UTI. Metodologia: O questionário foi aplicado em 58 profissionais que atuam diretamente na UTI: 38 técnicos em enfermagem, 08 médicos, 08 enfermeiros, 04 fisioterapeutas e 29 cirurgiões-dentistas que não atuam em equipe de UTI. Após o recebimento dos formulários respondidos, os resultados foram tabulados e os percentuais relativos a cada questão foram calculados. Resultados: 57% da equipe multidisciplinar e 96% dos profissionais da odontologia responderam que é importante a presença do cirurgião-dentista neste setor. Sobre a influência do cirurgião-dentista na melhora do quadro clínico dos pacientes, foi verificado que 55% dos integrantes da equipe multidisciplinar concordaram que o cirurgião-dentista, atuando no atendimento a pacientes hospitalizados em UTI, resultaria em uma melhora no quadro clínico do paciente; e 100% dos voluntários concordaram que a higiene bucal eficiente é importante em pacientes internados em UTI. Conclusão: Apesar da higiene bucal ser considerada fator importante em pacientes internados na UTI por todos os profissionais avaliados, não há unanimidade no reconhecimento da importância e do papel do cirurgião-dentista como integrante da equipe de profissionais da área da saúde que atuam em UTI. Adicionalmente, os métodos de controle de biofilme atualmente usados como protocolo de higienização bucal nas UTIs abordadas não foram os mais adequados.

Palavras-chave : Assistência Odontológica Integral; Equipe de Assistência ao Paciente; Unidades de Terapia Intensiva; Higiene Bucal; Placa Dentária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português