SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

BORTOLLETO, Paula Próspero Borelli; MOREIRA, Ana Paula Sereni Manfredi  e  MADUREIRA, Paulo Roberto de. Análise dos hábitos parafuncionais e associação com Disfunção das Articulações Temporomandibulares. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2013, vol.67, n.3, pp. 216-221. ISSN 0004-5276.

Objetivos: Um dos fatores etiológicos associados à disfunção temporomandibular (DTM) são os hábitos parafuncionais. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência dos hábitos parafuncionais mais comuns encontrados entre os alunos e servidores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil e analisar sua associação com as DTM nesta população. Materiais e Método: Trata-se de um estudo transversal e após os critérios de escolha, participaram da pesquisa 172 sujeitos. Resultados: Dos participantes selecionados, 31% eram do gênero masculino e 69% do feminino, com idade entre 17 a 78 anos. Os hábitos parafuncionais mais frequentemente relatados foram o de ranger/apertar os dentes durante o dia (61%), seguido pelo de ranger/apertar os dentes durante a noite (47%) e o de morder unha/cutícula (37,2%). Conclusão: Encontramos associação estatística entre DTM e os hábitos de ranger/apertar os dentes durante a noite e durante o dia. Não houve a mesma associação em relação aos outros hábitos como o de morder unha, cutícula, objetos, lábios e mascar chicletes.

Palavras-chave : articulação temporomandibular; síndrome da disfunção da articulação temporomandibular; transtornos da articulação temporomandibular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português