SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

NOGUEIRA, Elaine Batista; CORTINES, Andréa Araujo de Oliveira; DAHER, Anelise  e  COSTA, Luciane Rezende. Higiene oral e pneumonia em crianças em Unidade de Terapia Intensiva: revisão sistemáticas. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2015, vol.69, n.1, pp. 14-19. ISSN 0004-5276.

Objetivo: Pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) podem apresentar pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), grave infecção relacionada à colonização bacteriana na orofaringe. O objetivo deste estudo foi identificar evidências sobre o efeito da higiene oral na prevenção da PAV em crianças internadas em UTI neonatal ou pediátrica. Materiais e métodos: Revisão sistemática de estudos indexados nas bases Embase, Medline e Lilacs, conduzidos em crianças sob ventilação mecânica. A intervenção de interesse foi higiene oral e, o desfecho, PAV. Utilizou-se as escalas de Jadad e Newcastle-Ottawa para classificação qualitativa dos artigos. Resultados: Dentre 113 artigos localizados, selecionou-se 5. Três estudos coorte avaliaram a higiene oral como parte de um pacote de cuidados e encontraram redução significativa na incidência de PAV. Dois ensaios clínicos investigaram a escovação dentária realizada com gel de gluconato de clorexidina 0,12% comparada a placebo, e não evidenciaram redução significativa na ocorrência de PAV. Conclusão: A higiene oral integrada a um protocolo de ações de prevenção de infecção hospitalar associa-se à redução da PAV em crianças internadas em UTI; não há evidências para a eficácia da limpeza oral com clorexidina em crianças internadas em UTI.

Palavras-chave : pneumonia associada à ventilação mecânica; higiene bucal; criança hospitalizada; unidades de terapia intensiva neonatal; unidades de terapia intensiva pediátrica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português