SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

TAVARES, Bárbara Souza et al. Uso de seringas para inserção no ART: ensaio clínico randomizado. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2015, vol.69, n.1, pp. 56-61. ISSN 0004-5276.

O ART é considerado uma das abordagens minimamente invasivas no conceito de Odontologia de Mínima Intervenção, e se baseia principalmente na remoção de tecido cariado com os instrumentos manuais e restauração da cavidade com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da técnica de inserção do material restaurador no sucesso das restaurações atraumáticas em superfícies proximais, em dentes decíduos. A amostra foi composta por 90 pacientes, com idades entre 6 a 10 anos (8,7 ± 1,51). Um total de 90 restaurações foram realizadas por único operador treinado, de acordo com o manual da Organização Mundial de Saúde (OMS). O material restaurador utilizado foi o cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (KetacTM Molar Easy Mix, 3M ESPE), o qual foi inserido através de uma espátula de inserção (G1); seringa Centrix e ponta Accudose Agulha (G2); e seringa modificada (G3). As restaurações foram avaliadas após 6 e 12 por dois examinadores treinados e calibrados (Kappa=0,74), através de fotografias padronizadas, de acordo com os critérios de Roeleveld et al., 2006. Foi aplicado o teste estatístico Qui-quadrado para avaliação de possíveis diferenças entre os tempos e as técnicas de inserção. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto aos critérios de sucesso/insucesso clínico entre os métodos de inserção testados, nos dois tempos (p>0,05). Conclui-se que a utilização de técnicas alternativas de inserção do ionômero de vidro não aumenta a taxa de sucesso de restaurações proximais em dentes decíduos.

Palavras-chave : tratamento restaurador atraumático; cimentos de ionômeros de vidro; dente decíduo; cárie dentária; saúde bucal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português