SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima et al. Alfabetização em saúde bucal: uma revisão da literatura. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2015, vol.69, n.4, pp. 328-339. ISSN 0004-5276.

A necessidade da construção do conhecimento sobre alfabetização em saúde se deve ao fato de as pessoas ainda terem dúvidas e dificuldades para tomar decisões relacionadas à sua saúde. O objetivo deste estudo foi revisar o tema alfabetização em saúde, identificando os principais modelos teóricos que o norteiam, as diferenças/aproximações entre educação para a saúde e alfabetização em saúde, bem como os grupos de pessoas vulneráveis à baixa alfabetização em saúde. Avaliou-se, ainda, essa alfabetização no âmbito da Odontologia. Foram acessadas as bases de dados Scielo/BVS/Lilacs/PubMed em português e em inglês, independente do ano de publicação, utilizando as palavras-chave "Alfabetização em saúde", "Promoção da saúde", "Educação em saúde bucal" e "Alfabetização em saúde bucal". Identificaram-se traduções para o português do Brasil e definições e/ou conceitos do termo "health literacy". Foi constatada a interferência da relação profissional da saúde/paciente na eficácia dessa alfabetização, a existência de instrumentos para a sua mensuração (sendo um deles específico para a Odontologia). Entre os modelos teóricos, destacou-se o de Sorensen et al. (2012), o qual propõe que a alfabetização em saúde refere-se aos conhecimentos, à motivação e à competência das pessoas para acessar, compreender, avaliar e aplicar informações relacionadas à saúde. Distinguiram-se como grupos vulneráveis à baixa alfabetização em saúde as crianças, adolescentes, idosos, pessoas com necessidades especiais, minorias étnicas e os desfavorecidos. No âmbito da Odontologia, constatou-se associação da autopercepção da saúde bucal com a alfabetização em saúde bucal. A informação é essencial para o crescimento e desenvolvimento das pessoas, sendo evidente a importância da alfabetização em saúde para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos indicadores de saúde bucal.

Palavras-chave : alfabetização em saúde; epidemiologia; promoção da saúde; educação em saúde; alfabetização em saúde bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português