SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

PAGNUSSATTI, Maria Eduarda Lisboa et al. Compatibilidade cromática de dentes recém clareados e materiais restauradores. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2015, vol.69, n.2, pp. 168-189. ISSN 0004-5276.

Diante do crescente número de pacientes com dentes clareados e da dificuldade dos profissionais em realizar a escolha de cor de materiais restauradores para esses dentes, o objetivo deste estudo foi avaliar o grau de concordância entre os métodos subjetivo e instrumental e entre o acadêmico e o professor na tomada de cor de dentes clareados. Dois pesquisadores duplo-cegos, um acadêmico, e um professor do curso de Odontologia, examinaram 20 pacientes que passaram por clareamento dental recente. Foram feitas tomadas de cor do dente 21, utilizando 3 escalas de cor (Venus®, Charisma® e Vita 3D Master®) e um aparelho espectrofotométrico (Vita Easyshade®). Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística através do teste Kappa. A concordância entre acadêmico e professor foi pequena na tomada de cor de dentes clareados pelo método subjetivo. Já a concordância entre os métodos subjetivo e instrumental foi substancial quando realizada pelo professor e pequena quando realizada pelo acadêmico. Conclui-se que o método instrumental pode ser útil para profissionais menos treinados e que o aperfeiçoamento profissional é essencial para um correto desenvolvimento da acuidade visual na tomada de cor, especialmente para dentes clareados.

Palavras-chave : cor; espectrofotômetros; ligas metalo-cerâmicas; color perception; spectrophotometers; metal ceramic alloys.

        · texto em Português     · pdf em Português