SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

ARAUJO, Lucas Formiga et al. Manifestações bucais e uso de serviços odontológicos por indivíduos com doença renal crônica. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2016, vol.70, n.1, pp. 30-36. ISSN 0004-5276.

Objetivo: Avaliar as manifestações bucais e o uso de serviços odontológicos de indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento hemodialítico. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 130 indivíduos, de ambos os sexos e com idade superior a 18 anos em atendimento no Serviço de Hemodiálise de referência da cidade de João Pessoa-PB. Foram coletados dados socioeconômicos, saúde geral, higiene bucal, autopercepção dos problemas bucais e acesso ao serviço odontológico. Um único examinador realizou o exame clínico intrabucal. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo masculino (60,8%), com baixos níveis de escolaridade (56,9%) e renda (61,5%). Houve o predomínio da hipertensão arterial sistêmica (86,2%) na doença de base. Em relação à autopercepção dos problemas bucais, os participantes relataram com maior frequência a xerostomia (51,5%), seguida de mau hálito (30,0%). Dentre as manifestações bucais, a gengivite e a presença de cálculo dentário foram as mais prevalentes, com 66,2% e 56,2%, respectivamente. A maioria dos indivíduos buscava atendimento odontológico na rede pública de saúde e afirmava que o cirurgião-dentista não estava preparado para atender e explicar o tratamento que seria realizado. Conclusão: As principais alterações bucais identificadas foram xerostomia, mau hálito, cálculo dentário e gengivite, e que a maioria dos indivíduos tinha dificuldade no acesso ao serviço odontológico público de saúde.

Palavras-chave : insuficiência renal crônica; unidades hospitalares de hemodiálise; manifestações bucais; assistência odontológica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português