SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

ZABLEH, María Emma  e  GAVIRIA, Diana María. Identificação do grupo rotacional de crescimento de acordo com Petrovic-Lavergne em crianças na cidade de Medellin, Colômbia. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2016, vol.70, n.3, pp. 260-266. ISSN 0004-5276.

Compreender os mecanismos de crescimento craniofacial em cada indivíduo é um requisito indispensável para o tratamento das maloclusões. Objetivo: Identificar os grupos rotacionais de crescimento de acordo com Petrovic-Lavergne e descrever um perfil do potencial de crescimento na amostra estudada. Material e Método: Foram coletadas e analisadas radiografias laterais do crânio em 303 crianças entre 9 a 12 anos de idade, na cidade de Medellín (Colômbia). Resultados: A análise cefalométrica de Petrovic-Lavergne revelou que o grupo mais frequente de rotação é o P1NOB na população estudada, seguido pelos grupos P2DOB, P2DN, R2DN. Os quatro grupos predominantes correspondem a mais da metade da população do estudo (57,1%), com um potencial de crescimento situado entre categorias 2, 1 e 3. De toda a amostra, a maioria (70,4%) apresentou um potencial de crescimento semelhante e os pacientes mais jovens (9 anos) um menor potencial de crescimento. Conclusões: Informações como velocidade e percentual de crescimento craniofacial e os níveis de maturidade de um indivíduo são fundamentais para determinar a eficácia das alterações feitas através do aparelho e prever o futuro crescimento.

Palavras-chave : cefalometria; desenvolvimento maxilofacial; crescimento dentofacial; grupos rotacionais; tipo facial de rotação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português