SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

MIGUEL JUNIOR, Hid et al. Implante imediato associado ao enxerto de tecido conjuntivo: relato de caso clínico. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2016, vol.70, n.3, pp. 312-316. ISSN 0004-5276.

Os implantes imediatos são uma realidade e também uma evolução das técnicas primeiramente preconizadas para reabilitação implantar, as quais visavam apenas, reabilitação de mandíbulas e maxilas edêntulas, em que as exodontias tinham sido realizadas há algum tempo, e o osso alveolar já se encontrava remodelado. A implantação imediata é uma técnica onde o implante é instalado no alvéolo fresco, imediatamente após a exodontia. A vantagem dessa modalidade de tratamento é a redução do tempo clínico, além da preservação da forma dos tecidos moles circundantes ao implante, preservando a arquitetura peri-implantar, otimizando a estética. Porém, antes de realizarmos este tipo de procedimento devemos avaliar a real indicação da colocação do implante concomitante a exodontia, através de exames clínico e radiográfico, pois um fator de extrema importância para o sucesso desta técnica, é que o implante instalado consiga uma boa estabilidade primária no momento da instalação. Os implantes imediatos podem ser incorporados como uma técnica a ser realizada em diversos casos clínicos, devendo sempre ser observadas as limitações dos casos a fim de serem alcançados excelentes resultados. Este trabalho tem por objetivo o relato de um caso clínico onde é realizada a instalação de implantes imediatamente após a exodontia.

Palavras-chave : cirurgia bucal; carga imediata em implante dentário; transplante de tecidos; implantes dentários para um único dente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português