SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Resumo

SILVA, Francisco Cláudio Fernandes Alves e et al. Técnica de moldagem modificada usando silicona de adição. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2016, vol.70, n.4, pp. 364-368. ISSN 0004-5276.

A técnica descrita possibilita o uso de silicona de adição, um dos materiais mais usados para moldagem, através de um procedimento simples e rápido que pode ser amplamente usado nos procedimentos protéticos. A partir da remoção de uma parte do material pesado, realiza-se a confecção de um casquete de silicona de adição semelhante àqueles confeccionados com resina acrílica e com a mesma capacidade de afastamento dos tecidos moles ao redor do preparo, possibilitando uma moldagem detalhada das margens sem provocar danos aos tecidos. Esta simples modificação na técnica pode melhorar a qualidade da moldagem de preparos dentais sem adição de tempo e custo.

Palavras-chave : protocolos clínicos; técnica de moldagem odontológica; prótese parcial fixa; elastômeros de silicone; adaptação marginal dentária..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português