SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Resumo

COSTA, Roniery de Oliveira et al. Escala de sonolência de Epworth detecta sintomas da apneia do sono em docentes de Odontologia. Rev. Bras. Odontol. [online]. 2012, vol.69, n.2, pp. 228-231. ISSN 1984-3747.

O objetivo desse artigo foi correlacionar a escala de sonolência de Epworth com os sintomas da apneia do sono em docentes do curso de Odontologia de uma universidade pública do estado da Paraíba. Efetuou-se um estudo transversal através de dois questionários aplicados aos docentes em exercício. A amostra foi censitária composta por 45 professores. Foram avaliadas as variáveis: sexo, roncar, cansaço excessivo, parar de respirar e sono agitado. Apesar da Escala de Sonolência de Epworth não ter apresentado uma relação estatisticamente significativa com as variáveis da pesquisa, observa-se um percentual considerável de docentes com sonolência excessiva, resultante provavelmente da sobrecarga profissional. Portanto, propomos novos estudos para comprovação dos resultados obtidos.

Palavras-chave : síndromes da apneia do sono; distúrbios do sono por sonolência excessiva; ronco; docentes de Odontologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português