SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Resumo

VICENTE, Ândria; LOFFI, Ana Olívia Back  e  NESI, Humberto. Uso de corticosteroide no pré-operatório em cirurgia de terceiros molare. Rev. Bras. Odontol. [online]. 2013, vol.70, n.1, pp. 22-27. ISSN 1984-3747.

A remoção de terceiros molares é um procedimento cirúrgico comum realizado por cirurgiões-dentistas. Trismo, dor e edema são reflexos da inflamação, decorrente do traumatismo cirúrgico, e o corticosteroide tem sido utilizado com eficácia para a redução destas complicações. Este fármaco modula os eventos inflamatórios pela inibição da fosfolipase A2, provocando uma melhora em diversas manifestações clinicas. Em Odontologia, metilprednisolona, betametasona e dexametasona vêm sendo abordadas em estudos, para os quais variam dosagens e vias de administração. Em longo prazo, esta classe de medicamentos pode causar efeitos colaterais. Porém, uma dose pré cirurgicamente não causa efeitos adversos severos. Este estudo tem como objetivo oferecer informações sobre o uso de corticosteroide no pré-operatório em cirurgia de terceiro molar.

Palavras-chave : corticosteroide; cirurgia de terceiro molar; dor; corticosteroid; third molar surgery; pain; trismus; swelling..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português