SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Resumo

MORAES, Sylvio Luiz Costa de et al. Riscos e complicações para os ossos da face decorrentes do uso de bisfosfonatos. Rev. Bras. Odontol. [online]. 2013, vol.70, n.2, pp. 114-119. ISSN 1984-3747.

A descoberta dos bisfosfonatos (BFs) como fármacos relacionados à inibição da reabsorção óssea os consagrou para o tratamento de pacientes portadores de osteoporose e de neoplasias com metástases ósseas, o que culminou com o seu uso ampliado. O presente trabalho tem por objetivo expor a importância da identificação dos pacientes que fazem uso dos BFs contribuindo assim para o adequado conhecimento sobre os riscos de complicações que acometem esses pacientes. O trabalho enfoca o emprego clínico dos BFs, os riscos que representam para os ossos da face, consideradas as suas características, bem como a importância de diagnosticar pacientes que fazem uso desses fármacos, a fim de orientá-los sobre o adequado tratamento odontológico a ser realizado, e desta forma contribuir para a redução da complicação que tem evolução imprevisível e consequências devastadoras para os pacientes.

Palavras-chave : cirurgia bucal; Odontologia; osteonecrose da arcada osseodentária associada aos bisfosfonatos; osteonecrose..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português