SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Resumo

CASTRO, Maria de Fátima Oliveira Monteiro de et al. Métodos de exames por imagem utilizados no diagnóstico de desadaptação entre implante e componente protético: uma revisão de literatura. Rev. Bras. Odontol. [online]. 2017, vol.74, n.2, pp. 162-166. ISSN 1984-3747.

Objetivo: discorrer acerca dos exames por imagem empregados no diagnóstico de desadaptação entre implante e componente protético. Material e Métodos: para compor esta revisão bibliográfica, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Pubmed, Cochrane e Medline. Inicialmente, utilizou como critério de inclusão apenas periódicos de revisão de literatura, estudos clínicos e estudos in vitro com as palavras-chave utilizadas em português, com sinônimos em inglês: radiografia dentária, implantação dentária, prótese dentária, adaptação implante/componente protético. Resultados: quarenta e seis artigos foram resgatados com base na leitura dos resumos. Após a leitura completa, vinte e quatro artigos nos idiomas Português e Inglês publicados entre 1985 e 2016 foram mantidos e fizeram parte desta revisão. Conclusão: a técnica do paralelismo é a mais indicada, visto que variações no ângulo vertical do feixe de raios X, a partir da posição ortogonal, podem ocultar desadaptações e gerar complicações clínicas, comprometendo o tratamento reabilitador.

Palavras-chave : Radiografia dentária; Implantação dentária; Prótese dentária; Adaptação implante; Componente protético..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português