Serviços Personalizados
Artigo
Links relacionados
Compartilhar
RPG. Revista de Pós-Graduação
versão impressa ISSN 0104-5695
Resumo
GIL, CIBELLE; DUTRA, MARCELO EDUARDO PEREIRA; KODAIRA, SÉRGIO KEIDI e OLIVEIRA, JEFFERSON XAVIER DE. Análise por meio de ressonância magnética em pacientes sintomáticos da presença de derrame articular na articulação temporomandibular em função do posicionamento do disco articular. RPG, Rev. pós-grad. [online]. 2010, vol.17, n.1, pp. 19-24. ISSN 0104-5695.
A articulação temporomandibular (ATM) é considerada a articulação mais complexa do corpo humano. Assim como outras articulações do sistema músculo-esquelético, ela pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens, como por exemplo, deslocamentos de disco (DD), doenças articulares degenerativas (osteoartrite - OA), artrites inflamatórias e sinovites. Baseado nos laudos obtidos por meio das análises das imagens em norma sagital das ATMs de pacientes sintomáticos encaminhados para a realização de exame por ressonância magnética (RM) foi avaliada a presença de derrame articular (DA) decorrente do posicionamento do disco articular. A amostra foi constituída por 148 ATMs de 74 pacientes sintomáticos. Os resultados dos testes estatísticos revelaram que a presença de DA está associada ao posicionamento do disco articular.
Palavras-chave : Imagem por ressonância magnética.; Articulação temporomandibular.; Derrame.; Disco da articulação temporomandibular..