SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RPG. Revista de Pós-Graduação

versão impressa ISSN 0104-5695

Resumo

FORONDA, Rodrigo  e  ELIAS, Fernando Melhem. Avaliação de dois programas de computador na previsão do perfil facial de pacientes submetidos à cirurgia ortognática. RPG, Rev. pós-grad. [online]. 2011, vol.18, n.4, pp. 229-235. ISSN 0104-5695.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a fidelidade de simulação de dois programas de computador na previsão do perfil mole após cirurgias ortognáticas. Onze prontuários de pacientes que sofreram cirurgia ortognática bimaxilar foram estudados. As cefalometrias radiográficas e as fotografias desses prontuários foram digitalizadas e analisadas nos programas Dolphin Image e Nemoceph. Foram comparados pontos de tecido mole das imagens real e daquelas geradas pelos dois programas. Os resultados mostraram não haver diferença significante nos pontos estudados, com exceção do ponto lábio inferior no programa Nemoceph. Concluiu-se que os dois programas são ferramentas úteis para a rotina diária dos profissionais da área, auxiliando tanto no planejamento do caso, como na visualização do resultado final pelo paciente.

Palavras-chave : Cirurgia ortognática; Perfil tegumentar; Simulação por computador; Validação de programas de computador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português