SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RPG. Revista de Pós-Graduação

versão impressa ISSN 0104-5695

Resumo

MARQUES, ROSSANA VANESSA DANTAS DE ALMEIDA et al. Evidência científica da pesquisa odontológica brasileira em pacientes com necessidades especiais. RPG, Rev. pós-grad. [online]. 2012, vol.19, n.3, pp. 107-112. ISSN 0104-5695.

O presente trabalho se propôs a analisar evidências científicas da pesquisa odontológica brasileira em pacientes com necessidades especiais. Utilizou-se abordagem indutiva, com procedimento estatístico- descritivo e técnica de documentação direta. Foram acessados, a partir da plataforma da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, os suplementos da Brazilian Oral Research dos últimos dez anos para seleção de resumos que versavam sobre pacientes com necessidades especiais. Na seleção dos resumos, foram utilizados descritores disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram identificados 399 resumos, sendo incluídos na amostra 207 e excluídos 192 que não abordavam temas relacionados à área. Os mesmos foram classificados quanto ao nível de evidência científica, ao tipo de necessidade especial, à subárea temática, ao ano de publicação e à macrorregião do Brasil em que a instituição de ensino estava vinculada. A análise dos dados empregada foi descritiva, utilizando o software Statistical Package for Social Sciences. Quanto ao nível de evidência científica, 91,2% dos estudos foram classificados como observacional (nível 5). As necessidades especiais mais estudadas foram doenças infectocontagiosas (18,8%) e condições ou doenças sistêmicas (14%). Dentre as subáreas temáticas, 44,1% abordavam informações sobre prevalência ou incidência e 27,1% avaliaram aspectos de diagnóstico. Observou-se ainda crescimento quantitativo dos trabalhos submetidos, sendo a macrorregião Sudeste (72,5%) com maior frequência. Conclui-se que o nível de evidência científica dos trabalhos publicados nos últimos dez anos nos suplementos da Brazilian Oral Research é mediano, tendo elevada frequência de estudos observacionais, diversidade das necessidades especiais avaliadas, com crescimento das publicações e superioridade da região Sudeste do Brasil em quantidade de trabalhos publicados.

Palavras-chave : Pessoas com deficiência.; Assistência odontológica para pessoas com deficiências.; Prática clínica baseada em evidências..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português