SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

CAVALCANTI, Yuri Wanderley; PADILHA, Wilton Wilney Nascimento; PAULINO, Marcilia Ribeiro  e  MOREIRA, Mayara dos Santos Camêlo. Motivações, práticas e percepções de cirurgiões-dentistas sobre o trabalho na Atenção Básica de João Pessoa - PB. RFO UPF [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 228-232. ISSN 1413-4012.

OBJETIVO: conhecer, pelo relato dos cirurgiões-dentistas (CDs) que trabalham na atenção básica (AB) de João Pessoa-PB, as motivações para o trabalho na AB, o perfil necessário para o CD que trabalha na AB e a percepção sobre as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde bucal na AB. MÉTODOS: Foram entrevistados 22 CDs da AB de João Pessoa, selecionados por sorteio. As entrevistas, gravadas em áudio, foram transcritas e analisadas qualitativamente segundo a metodologia do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Discursos obtidos: motivação para trabalho na AB - "A minha motivação foi trabalhar com saúde pública e promover uma odontologia preventiva, tendo a certeza de uma remuneração fixa". Perfil do dentista na AB - "O dentista da AB deve ser um bom clínico geral, entender o funcionamento da atenção primária, ser humanizado e atender o usuário de forma integral. Deve saber trabalhar em equipe e fazer ações preventivas". Opinião sobre políticas do SUS para AB - "Na teoria, acho que são bastante eficientes, mas ainda estão excessivamente ligadas a números e indicadores. A aplicabilidade dessas políticas, muitas vezes, fica comprometida pelo desconhecimento dos profissionais e pela falta de recursos humanos e financeiros". CONCLUSÕES: Como motivação para o trabalho na AB, os entrevistados destacaram a estabilidade financeira e a afinidade com o trabalho em saúde pública. Quanto ao perfil do CD na AB, valorizaram as características que atendam aos princípios do SUS. Sobre as políticas do SUS para AB, consideram a limitação nos aspectos burocráticos, de recursos humanos e financeiros.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Atenção primária à saúde; Percepção social; Prática profissional; Odontologia comunitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português