SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

MANIGLIA-FERREIRA, Cláudio et al. Análise da espessura da linha de cimento após o uso de diferentes técnicas de obturação de canais radiculares. RFO UPF [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 59-63. ISSN 1413-4012.

Introdução: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise quantitativa da espessura da linha de cimento endodôntico formada após o uso de três diferentes técnicas de obturação. Materiais e método: Foram utilizados sessenta pré-molares inferiores. Após os procedimentos de limpeza e modelagem, os dentes foram distribuídos aleatoriamente em três grupos, de acordo com a técnica de obturação a ser empregada: Grupo I - Compressão hidráulica; Grupo II - Condensação lateral; Grupo III - Híbrida de Tagger. Foi utilizado no experimento um cimento a base de óxido de zinco eugenol. Os espécimes foram analisados em quatro cortes: 12 mm, 9 mm, 6 mm e 3 mm aquém do ápice radicular. As imagens dos cortes transversais foram capturadas e a espessura de cimento foi mensurada utilizando-se o programa Image Tool 3.0. A análise estatística foi executada utilizando-se o teste de Wilcoxon (SPSS 12.0). Resultados: A técnica de Tagger foi superior às demais, seguida pela compressão hidráulica e condensação lateral, com os resultados mostrarando-se estatisticamente diferentes entre todos os grupos (p = 0,0109). Conclusões: Em geral, as menores espessuras de cimento foram obtidas para o Grupo III, sendo piores os resultados obtidos para o grupo da condensação lateral.

Palavras-chave : Odontologia legal.; Ficha clínica.; Responsabilidade legal.; Prática profissional.; Sistemas computadorizados de registros médicos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português