SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

ALLGAYER, Susiane  e  BERTOGLIO, Celso Renato Sartori. Post root canal removal followed by root canal feeling simultaneous with periapical surgery: eight years follow up. RFO UPF [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 211-216. ISSN 1413-4012.

Objetivo e relato de caso: O presente trabalho relata o caso clínico de uma paciente do sexo feminino com fístula no dente 12, a qual já havia sido submetida a duas cirurgias apicais. A obturação deficiente do canal radicular exigia retratamento endodôntico, que era dificultado pela presença de núcleo intrarradicular e obturação retrógrada de amálgama. Após a remoção do retentor intrarradicular e sanificação do canal de forma convencional, a paciente foi submetida a nova cirurgia parendodôntica, na qual foi realizada a obturação endodôntica no transoperatório cirúrgico. O caso apresentou silêncio clínico durante o período de oito anos. A radiografia com a evidência de reparação óssea na região comprovou o sucesso da intervenção na opção pelo tratamento. A decisão pelo tratamento mais adequado, realizada pelo profissional juntamente com o paciente, dependerá do cenário clínico específico e das características individuais do paciente, considerando os riscos e o custo-benefício das alternativas. Considerações finais: Conclui-se que o diagnóstico e o tratamento do caso apresentados foram adequados, uma vez que a paciente se apresentou satisfeita com a manutenção do seu dente, evitando a necessidade de implante osseointegrado.

Palavras-chave : Abscesso periapical.; Retratamento.; Cirurgia bucal.; Obturação retrograde.; Técnica para retentor intrarradicular.; Periapical abscess.; Retreatment.; Surgery oral.; Retrograde filling.; Post and core technique..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português