SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

TOVO, Catiane Betina; CASTILHOS, Eduardo Dickie de  e  RODRIGUES-JUNIOR, Sinval Adalberto. Reparo de restaurações de resina composta - informações sobre o ensino em escolas de odontologia do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. RFO UPF [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 301-306. ISSN 1413-4012.

Objetivo: O presente estudo analisou o ensino do reparo de restaurações de resina composta (RRRC) direta e seus fatores determinantes nas escolas de odontologia do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Materiais e método: Oito escolas foram selecionadas com base nos registros do sítio do Ministério da Educação. Um primeiro contato foi feito por telefone, e o e-mail do chefe do Departamento de Odontologia Restauradora foi obtido. Um questionário foi elaborado contendo 19 questões e enviado às escolas. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: Seis das oito escolas deram retorno aos questionários. Todas as escolas participantes executam e ensinam RRRC e consideram a técnica efetiva como tratamento. As escolas não apresentaram razões para não executar RRRC. As principais indicações foram correção de cor, fratura do material e fratura do dente. Na maioria das escolas a natureza do ensino é teórica, em disciplinas clínicas. Conclusões: Uma conduta consistente a favor do ensino do RRRC foi observada em 100% das escolas participantes. A maioria considera o reparo de restaurações um tratamento definitivo, revelando uma tendência à preservação da estrutura dentária.

Palavras-chave : Dental restoration repair.; Composite resins.; Teaching.; Dental schools.; Reparação de restauração dentária.; Resinas compostas.; Ensino.; Escolas de odontologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês