SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

POZZOBON, João Luiz; ORTIZ, Fernanda Ruffo; BRAUN, Katia  e  UNFER, Beatriz. Complicações bucais dos tratamentos de câncer de cabeça e pescoço e de malignidades hematológicas. RFO UPF [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 342-346. ISSN 1413-4012.

Introdução: Os pacientes com câncer de cabeça e pescoço ou malignidades hematológicas e que recebem tratamento radioterápico e/ou quimioterápico apresentam complicações bucais como efeitos colaterais do tratamento. Objetivo: O objetivo deste artigo foi identificar as principais complicações bucais decorrentes dos tratamentos antineoplásicos com radioterapia e quimioterapia e as condutas indicadas para prevenir e controlar essas complicações. Revisão de literatura: O estudo constitui-se em uma revisão de literatura nas bases de dados Pubmed/Medline que recuperou artigos completos publicados entre 1999 e 2010 nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram identificados cinco problemas bucais decorrentes do tratamento antineoplásico: mucosite, xerostomia, candidíase, cárie de radiação e osteorradionecrose. As condutas eram indicadas antes e durante do tratamento. Os resultados mostram que a maioria dos procedimentos era indicada durante o tratamento do câncer de acordo com o tipo de complicação apresentada. Considerações finais: Boas condições de saúde bucal dos pacientes submetidos ao tratamento antineoplásico antes e durante o tratamento são fundamentais para diminuir a ocorrência e a severidade das complicações apresentadas. É de fundamental importância o diagnóstico precoce das alterações, o manejo correto das condutas em todos os estágios do tratamento, efetuado de forma multiprofissional. Todos os esforços devem ser dirigidos para que a qualidade de vida dessas pessoas, antes, durante e depois do tratamento seja a melhor possível.

Palavras-chave : Câncer de cabeça e pescoço.; Malignidades hematológicas.; Quimioterapia.; Radioterapia.; Complicações bucais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português