SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

DEMATHE, Adriana et al. Odontologia baseada em evidências: otimizando a prática e a pesquisa. RFO UPF [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 96-100. ISSN 1413-4012.

As decisões clínicas em odontologia são frequentemente baseadas nos ensinamentos adquiridos na graduação, na experiência clínica, na troca de conhecimentos com colegas e professores, em livros textos, seminários, congressos e cursos de educação continuada. No entanto, é necessário saber se a informação que se está obtendo é derivada de pesquisas validadas cientificamente e a avalanche de informações científicas dificulta esse processo. Inicialmente na área de medicina e posteriormente em outras áreas da saúde foi desenvolvido pela Cochrane um método que possibilita a avaliação crítica dos trabalhos científicos relacionados a um assunto específico e, quando possível, a avaliação dos resultados através de uma metanálise, o que possibilita a redução de viés nos resultados. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns aspectos da odontologia baseada em evidências (OBE) e demonstrar como essa metodologia pode ser utilizada para melhor fundamentar cientificamente a decisão clínica do cirurgião-dentista e auxiliar no delineamento de pesquisas com validade científica. O texto aborda as tendências editoriais voltadas à OBE, mostra as diferenças entre uma revisão sistemática e uma revisão convencional, descreve dados sobre a Cochrane e as vantagens da síntese de evidências científicas e as implicações da OBE para a prática clínica e a pesquisa, além de enumerar os graus de recomendação e níveis de evidência dos estudos científicos em geral.

Palavras-chave : Odontologia baseada em evidências; Pesquisa em odontologia; Prática clínica baseada em evidências; Uso da informação científica na tomada de decisões em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português