SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

TINOS, Adriana Maria Fuzer Grael; SALES-PERES, Sílvia Helena de Carvalho  e  RODRIGUES, Luciane Cristine Ribeiro. Acesso da população idosa aos serviços de saúde bucal: uma revisão. RFO UPF [online]. 2013, vol.18, n.3, pp. 351-360. ISSN 1413-4012.

A transição demográfica, no Brasil, implicou em substancial mudança no desenho da pirâmide etária, resultante do aumento da expectativa de vida, devendo os serviços de saúde estar preparados para absorver essa nova demanda. Com relação à saúde bucal da população idosa brasileira, sua condição, assim como em diversos países, é precária. Objetivo: este estudo objetivou conhecer, por meio de revisão bibliográfica, os fatores que interferem no acesso da população idosa aos serviços de saúde bucal. Materiais e método: foi realizada pesquisa nas bases de dados BVS, LILACS, SciELO e BBO, utilizando os descritores: acesso aos serviços de saúde; saúde bucal; idoso. Os critérios de inclusão para seleção dos artigos consistiram na presença do texto completo nas bases de dados, nas publicações que apresentaram como limite de assunto o termo idoso e nos artigos publicados no período compreendido entre os anos de 2001 e 2012. Resultados: o acesso dos idosos aos serviços odontológicos não ocorre de forma regular. Baixo nível de escolaridade, baixa renda, edentulismo, baixa oferta de serviço público odontológico, falta de informação sobre saúde bucal e residir na zona rural podem interferir de forma negativa no acesso dessa população aos serviços de saúde bucal. Considerações finais: limitações relacionadas aos aspectos socioeconômicos constituem-se na principal barreira no acesso de idosos aos serviços odontológicos.

Palavras-chave : Acesso aos serviços de saúde; Assistência odontológica para idosos; Desigualdades em saúde; Idoso; Saúde bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português