SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

BURGEL, Marília Ostermann et al. Avaliação da centralização do preparo e da topografia de três sistemas rotatórios de níquel-titânio. RFO UPF [online]. 2014, vol.19, n.1, pp. 15-20. ISSN 1413-4012.

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a centralização do preparo e a topografia dos instrumentos BioRaCe® (BR), Wizard CD Plus® (WP) e Wizard Navigator ® (WN). Materiais e método: raízes mesio-vestibulares de primeiros molares superiores foram selecionadas e distribuídas aleatoriamente em três grupos (n=10), de acordo com o sistema rotatório utilizado para a instrumentação. O transporte do canal foi avaliado a 2, 4, 6 e 8 mm do vértice radicular, por meio de subtração de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), obtidas antes e depois do preparo. O centro do canal radicular foi marcado em imagens pré e pós-preparo, e a distância entre estes pontos foi medida nas direções vestíbulo-palatina (VP) e mésio-distal (MD). Instrumentos novos foram analisados sob microscopia eletrônica de varredura (MEV) em relação ao seu acabamento superficial, características topográficas e defeitos superficiais. As imagens em MEV foram obtidas na ponta do instrumento e a 5 mm da ponta. Os dados de centralização do preparo foram analisados por ANOVA de dois critérios (α=0,05). Resultados: independentemente do nível radicular (2, 4, 6 e 8 mm), todos os grupos apresentaram transporte do canal em ambas as direções. Diferenças significativas não foram detectadas (p > 0,05). O acabamento superficial foi regular no grupo BR com o ângulo de transição sendo arredondado. As arestas de corte apresentaram um ângulo agudo nos grupos BR e WN, enquanto os instrumentos WP possuíam um ângulo achatado. Conclusão: apesar de tais diferenças topográficas entre os instrumentos rotatórios testados, nenhum deles foi capaz de manter exatamente o centro original do canal radicular, e não foram observadas diferenças significativas entre os grupos.

Palavras-chave : Preparo do canal radicular.; Endodontia.; Microscopia eletrônica de varredura.; Instrumentos rotatórios..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês