SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

ZERMIANI, Thábata Cristy; PIMENTEL, Bárbara Vieira; BUFFON, Marilene da Cruz Magalhães  e  DITTERICH, Rafael Gomes. Indicadores de desenvolvimento humano e de saúde bucal na atenção básica nos municípios da região metropolitana de Curitiba-PR. RFO UPF [online]. 2014, vol.19, n.2, pp. 185-192. ISSN 1413-4012.

Objetivo: o presente estudo tem como objetivo monitorar as ações em saúde bucal dos municípios do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba - Paraná, por meio do uso de sistemas de informação, verificando a existência de correlação entre indicadores da atenção primária em saúde bucal e os de desenvolvimento humano. Materiais e método: o estudo classifica-se como descritivo correlacional, com avaliação de dados secundários. Os indicadores de desenvolvimento humano utilizados foram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), obtidos na base de dados disponibilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), ambos referentes ao ano de 2010. Os indicadores em saúde bucal foram acessados e analisados pela produção ambulatorial do Sistema de Informação em Saúde do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) e consistem, na consolidação do ano de 2012 em relação a: a) primeira consulta odontológica programática; b) ação coletiva de escovação dental supervisionada; c) procedimentos odontológicos individuais básicos; e d) exodontias de decíduos e permanentes. Na análise estatística quantitativa, utilizou-se o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 95%. Resultados: a comparação dos dados explicitou que quanto maior o desenvolvimento humano, maior é o número de primeiras consultas odontológicas programáticas (r=0,5645). Encontrou-se ainda a correlação entre o número de primeiras consultas e o de exodontias (r=0,6439). Conclusão: os sistemas de informação constituem-se em importantes ferramentas no planejamento local das ações de saúde bucal dos municípios.

Palavras-chave : Indicadores básicos de saúde.; Sistemas de informação em saúde.; Gestão da informação em saúde:; saúde bucal.; Sistema único de saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português