SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

SCHMIDT, Maico Henrique Manica et al. Eficácia de diferentes substâncias químicas auxiliares na rápida desinfecção de cones de guta-percha - estudo in vitro. RFO UPF [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 64-68. ISSN 1413-4012.

Objetivo: avaliar in vitro a eficácia de diferentes substâncias químicas auxiliares utilizadas para promover a descontaminação de cones de guta-percha, que estão contaminados com diferentes microorganismos. Materiais e método: cepas Enterococcus faecalis, Candida albicans e Staphylococcus aureus foram os microrganismos testados. Os 72 cones de guta-percha foram divididos em três grupos de 24 cones, e foram transferidas individualmente em três tubos, contendo 5 ml de cada suspensão bacteriana, durante 1 hora. Os 24 cones de guta-percha de cada estirpe bacteriana foram distribuídos aleatoriamente em seis grupos (n = 4), de acordo com a substância química auxiliar e com o tempo de descontaminação, como segue: G1 (DW) - água destilada; G2 (NaOCl) - hipoclorito de sódio a 2,5%; G3 (Ca (OCl) 2) - 2,5% de hipoclorito de cálcio; G4 (CHX) - clorexidina gel 2%; G5 (QMix) - QMix e G6 (GSE) - Extrato de Semente de Uva 6,5%, em quatro períodos de avaliação, que foram 30, 60, 90 e 120 segundos. Depois de protocolos de desinfecção das pontas de guta-percha, foram transferidos para tubos contendo 450 mL de solução salina estéril, homogeneizada e diluída. Alíquotas de 100 μl da solução e as diluições foram cultivadas em duplicado em placas de ágar contendo o sangue. Esse material foi incubado durante 48 horas a 37 °C de temperatura. Depois disso, a contagem do número de unidades formadoras de colônias (CFU / mL) foi realizada. Resultados: os grupos 2 (NaOCl), 3 (Ca (OCl) 2), 4 (CHX) e 5 (QMix) não apresentaram crescimento bacteriano de microrganismos testados em todos os períodos de observação, sendo estatisticamente diferente de todos os outros grupos (p <0,05). O Grupo 6 (GSE) mostrou a melhor atividade antimicrobiana contra albicans Enterococcus faecalis e Candida Staphylococcus aureus em relação ao grupo 1 (DW), sendo estatisticamente diferente (p <0,05). Conclusão: hipoclorito de sódio a 2,5%, 2,5% de hipoclorito de cálcio, 2% de gel de clorexidina e QMix podem ser utilizados como agentes eficazes na desinfecção rápida de cones de guta-percha contaminados após 30 segundos de utilização dessas substâncias.

Palavras-chave : Hipoclorito de cálcio.; QMix.; Extrato de semente de uva.; Enterococcus faecalis.; Candida albicans.; Staphylococcus aureus..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês