SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

CATAO, Carmem Dolores de Sá et al. Fatores de risco para a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono em docentes de odontologia. RFO UPF [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 145-149. ISSN 1413-4012.

Introdução: a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (Sahos) é caracterizada pelo colapso e obstrução da via aérea superior durante o sono. Apresenta como sinais e sintomas ronco, sonolência excessiva e pausas respiratórias durante o sono. Trata-se de uma doença crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, que pode levar ao comprometimento das atividades diurnas, expondo os portadores a risco de acidentes, além de estar associada às complicações cardiovasculares. Objetivo: verificar a prevalência de fatores de risco para a Sahos em professores de Odontologia, por meio do questionário sintomatológico, da escala de sonolência de Epworth (ESE) e das medidas antropométricas. Resultados: a amostra foi censitária, composta por 36 professores, 55,6% do sexo feminino e 69,4% do sexo masculino. Dos entrevistados, 30,5% apresentaram pressão arterial (PA) superior a 120/80 mmHg, 52,8% encontravam-se acima do peso (índice de massa corporal - IMC > 25), 22,3% apresentaram-se na escala de obesidade, 33,5% exibiram circunferência do pescoço maior ou igual a 40 cm, 50% relataram roncar e 72,2% afirmaram despertar durante a noite. Apesar de 44,5% afirmarem ter um sono agitado, apenas 5,6% observaram ou foram avisados de que paravam de respirar enquanto dormiam. Conclusões: pôde-se observar um alto percentual de docentes com grau excessivo de sonolência por meio da ESE (61,1%), apesar da ausência de relação estatisticamente significativa com as variáveis da pesquisa. O IMC aumentado, níveis elevados de PA (>140/90 mmHg), ronco e sono agitado foram sintomas encontrados na população estudada, evidenciando um elevado risco para o desenvolvimento da Sahos.

Palavras-chave : Síndrome da apneia do sono.; Distúrbios do sono por sonolência excessiva.; Ronco.; Docentes de Odontologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português