SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

REIS, Mariana Loch dos; LUVISON, Idiana Rita  e  FAUSTINO-SILVA, Daniel Demétrio. Conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros sobre saúde bucal na puericultura na APS. RFO UPF [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 164-171. ISSN 1413-4012.

Objetivo: investigar os conhecimentos, as práticas e atitudes em saúde bucal na puericultura de médicos e enfermeiros, contratados e residentes do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC). Sujeitos e método: aplicação de um questionário fechado, com 32 questões de múltipla escolha, elaborado pelos pesquisadores, para avaliar os conhecimentos, as práticas e as atitudes (CAP) em saúde bucal na puericultura de médicos e enfermeiros, contratados e residentes, de onze das doze unidades de saúde que compõem o SSC-GHC. A amostra intencional foi composta por 47 médicos e 27 enfermeiros. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do software SPSS, por meio do teste Qui-Quadrado e teste t, ao nível de significância estatística de p<0,05. Resultados: os resultados obtidos mostram que há pouca diferença estatisticamente significativa entre os conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros do SSC-GHC, inclusive em relação ao tempo de formação/ prática profissional. Conclusão: ainda há desconhecimento de muitos em relação a alguns pontos sobre a saúde bucal na puericultura, necessitando de ações de educação permanentes sobre o tema.

Palavras-chave : Saúde bucal.; Cuidado da criança.; Atenção primária à saúde.; Médicos de família.; Enfermeiras de Saúde da Família..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português