SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

COUTINHO, Fernanda Diederichs et al. Efetividade de instrumentos manuais e Mtwo® no preparo de canais radiculares ovais: estudo in vitro. RFO UPF [online]. 2016, vol.21, n.2, pp. 160-166. ISSN 1413-4012.

Objetivo: este estudo avaliou, por estereomicroscopia, a eficácia da instrumentação manual e rotatória, isoladas ou combinadas, no preparo de canais radiculares de formato oval. Materiais e método: foram selecionados trinta incisivos inferiores humanos com canais únicos. Após acesso endodôntico e pré-alargamento cervical, os dentes foram montados em uma mufla de Bramante modificada e seccionados transversalmente a 3 mm e 6 mm do ápice radicular. Imagens de cada seção foram feitas sob estereomicroscópio com ampliação de ×30. Os dentes foram remontados na mufla e divididos em três grupos (n=10) de acordo com a técnica de preparo do canal radicular: GI - preparo rotatório com a sequência básica do sistema Mtwo® (10/.04; 15/.05, 20/.06; 25/.06), seguido por instrumentos Mtwo® complementares (30/.05; 35/.04; 40/.04); GII - preparo rotatório com a sequência básica do sistema Mtwo®, complementado por instrumentos manuais (#30, #35 e #40); GIII - instrumentação manual, utilizando a técnica clássica (#10 a #40). Todos os instrumentos foram utilizados com movimentos de pincelamento. As muflas foram novamente separadas de modo que novas imagens de cada secção pudessem ser obtidas. Os seguintes parâmetros foram avaliados nas imagens pré e pós-operatórias: área do canal radicular, perímetro, diâmetros mésio-distal (MD) e vestíbulo-lingual (VL), espessura das paredes mesial (M) e distal (D). Em seguida, os valores mensurados nas imagens pós e pré-operatórias foram subtraídos para comparação dos grupos experimentais. Os dados foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis (α=0,05). Resultados: para todos os parâmetros, não foi observada diferença significativa entre os grupos. Conclusão: não houve diferença entre a instrumentação manual, rotatória ou a combinação de ambas; todas as técnicas foram capazes de aumentar a área, o perímetro e o diâmetro do canal radicular, nas direções MD e VL. Além disso, o desgaste de dentina nas paredes proximais foi semelhante para todos os grupos avaliados.

Palavras-chave : Endodontia.; Microscopia.; Preparo do canal radicular.; Tratamento de canal radicular.; Estereomicroscopia..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês