SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

Resumo

FERNANDES VOLPATO, Luciana; CANDIDO MARTINS, Luiz; DE CASTRO MENEGHIM, Marcelo  e  HEBLING, Eduardo. Avaliação do acesso nas Unidades de Saúde da Família gerenciadas pela Organização Social e pelo município. RFO UPF [online]. 2016, vol.21, n.3, pp. 349-356. ISSN 1413-4012.

Objetivo: o objetivo desta pesquisa foi avaliar o acesso nas Unidades de Saúde da Família (USF) gerenciadas pelo município de Piracicaba/SP e por uma organização social (OS), localizada na cidade de São Paulo/SP. Sujeitos e Método: para avaliar a qualidade do acesso nas USF foi utilizada a ferramenta Desdobramento da Função Qualidade (QFD) A amostra constituiu-se de 480 voluntários, ou seja, 400 usuários dos serviços e 80 profissionais. Resultados: após as entrevistas com os usuários e profissionais dos serviços de saúde, os resultados mostraram que a maior necessidade dos usuários das USF gerenciadas pelo município e pela OS, foi o agendamento de consultas na USF e o agendamento de consultas no serviço especializado. Conclusão: a pesquisa constatou que as USF gerenciadas pela OS, mesmo tendo maior autonomia administrativa e financeira, não obtiveram melhores resultados no acesso. Portanto, o acesso constitui um desafio na construção do cuidado integral e ações e políticas para a reversão dessa realidade devem ser implantadas para a melhoria dos serviços de saúde no país.

Palavras-chave : Acesso aos serviços de saúde; Avaliação do acesso e da qualidade da assistência à saúde; Qualidade da assistência à saúde; Satisfação do paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português