SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Resumo

MAIA, Emilanir Gomes et al. Condição de saúde bucal em trabalhadores atendidos no Núcleo de Saúde Ocupacional de Campina Grande-PB. Arq. Odontol. [online]. 2012, vol.48, n.1, pp. 32-39. ISSN 1516-0939.

Objetivo: Avaliar a saúde bucal de trabalhadores atendidos no Núcleo de saúde ocupacional de Campina Grande/PB. Materias e Métodos: Foi realizado um estudo transversal com uma amostra do tipo probabilística de 341 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 35 e 44 anos. A pesquisa foi realizada por meio de uma ficha clínica, abordando os dados sócio-demográficos e aspectos clínicos sobre as condições de saúde bucal (índices CPO e CPI) sobre o uso e necessidade de prótese dentária. O exame foi realizado por um único examinador. Os dados foram analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 13, os resultados apresentados por estatística descritiva. Resultados: Verificou-se predomínio do sexo masculino (91,8%) e da faixa etária de 35 a 37 anos (51,6%). O valor médio do CPOD foi de 15,5, com predomínio do componente cariado (9,7). As prevalências de sangramento gengival, cálculo dentário e bolsas profundas foram de 9,7%, 34,0% e 10,0%, respectivamente. Dos examinados, 80,1% necessitavam de algum tipo de prótese. Em relação ao uso de prótese, 31,7% usavam no arco superior e 4,4% no inferior. Conclusão: Diante dessa realidade torna-se necessário o desenvolvimento de programas de atenção à saúde bucal em adultos, a fim de diminuir os danos causados e prevenir a continuidade da tendência à perda dentária.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Odontologia do trabalho; Índice CPO; Saúde bucal; Serviços de saúde; Assistência odontológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português