SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Resumo

MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima et al. Benefícios da proposta da Organização Mundial da Saúde para avaliação da necessidade de tratamento dentário entre idosos. Arq. Odontol. [online]. 2012, vol.48, n.4, pp. 263-269. ISSN 1516-0939.

Objetivo: Identificar as necessidades de tratamento dentário entre idosos brasileiros dentados e os benefícios do método de avaliação direta, proposto pela OMS, a partir da comparação entre os métodos de avaliação direta e indireta, por dente e por indivíduo. Materiais e Métodos: Utilizaram-se dados dos 5.349 idosos examinados no SB Brasil 2002/2003. As avaliações direta e indireta da necessidade de tratamento dentário (NTD) foram estimadas a partir da prevalência de indivíduos com NTD, considerando os idosos dentados como denominador. Calculou-se também o número médio de dentes com necessidade de tratamento. A avaliação direta da NTD foi conduzida em todos os dentes presentes. A avaliação indireta da NTD foi estimada a partir da experiência de cárie das coroas, identificando-se o índice CPO-D e seus componentes. As coroas restauradas com cárie e as cariadas foram consideradas com necessidade. Na comparação entre os métodos direto e indireto, utilizaram-se os testes qui-quadrado e Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: Entre os idosos, 2418 (45,2%) eram dentados e a maioria apresentou NTD, independentemente do método de avaliação. Constatou-se maior prevalência de necessidades pelo método direto (69,1%/64,6%) (p<0,001), sendo principalmente de restaurações (49,65%) e extrações (45,39%). A média de dentes com necessidades diferiu entre os métodos, sendo menor no indireto (2,72±3,83) (p<0,001). Conclusão: Há alta prevalência de necessidade restauradora e de extrações entre os idosos brasileiros. Os benefícios na forma de avaliação proposta pela OMS foram evidentes pela estimativa mais fidedigna de maior número de indivíduos/dentes com necessidade de tratamento dentário, além da definição do tipo de tratamento necessário.

Palavras-chave : Inquéritos epidemiológicos.; Saúde bucal.; Planejamento em saúde.; Assistência odontológica para idosos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português