SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Resumo

GONDIM, Cecília Gadelha et al. Saúde bucal de pacientes internados em hospital de emergência. Arq. Odontol. [online]. 2012, vol.48, n.4, pp. 270-279. ISSN 1516-0939.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar as condições de saúde bucal, acesso a serviços odontológicos e autopercepção em saúde bucal, bem como relacionar a necessidade de tratamento odontológico em pacientes internados em um hospital de emergência, em Fortaleza - Ceará, no ano de 2011. Materiais e Métodos: Pesquisa exploratória do tipo transversal em que foram examinados 301 pacientes internados em duas enfermarias de um hospital de referência terciária em trauma, de abrangência regional e estadual. As variáveis exploratórias foram avaliação socioeconômica, acesso e autopercepção em saúde bucal e Índice de Necessidade de Tratamento Odontológico (INTO). A coleta de dados foi realizada por um único examinador, os dados foram processados no SPSS (Statistical Package for Social Science), versão 17.0. A comparação entre as variáveis foi feita através do teste t de Student, com nível de significância de 5,0%. Resultados: A maioria dos pacientes era do sexo masculino, com média de idade de 39,38 anos, com ensino fundamental completo, com período mínimo de internamento de 2 dias e máximo de 4,83 meses (DP ±1,31). Ao serem indagados sobre busca de atendimento odontológico, o serviço público foi o principal meio de acesso e o principal motivo relatado da procura do serviço foi a presença de cavidades de cárie. Grande parte dos pacientes foi classificada, segundo modificação do INTO, nos perfis 3 e 4 (76,4%), ou seja, apresentava cálculo dentário, cavidade pequena de cárie e indicação de exodontia. Houve associação estatisticamente significante entre as variáveis "percepção de necessidade de tratamento odontológico" e "classificação da saúde bucal" (p<0,001), bem como entre "perfil" e "autopercepção de saúde bucal" (p<0,001). Conclusão: A partir de tal análise, conclui-se que as condições de saúde bucal desses pacientes são preocupantes, com a necessidade inconteste de cuidados de saúde bucal para a população institucionalizada.

Palavras-chave : Saúde bucal.; Equipe hospitalar de odontologia.; Serviço hospitalar de emergência.; Higiene bucal.; Educação em saúde.; Assistência odontológica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português