49 2 
Home Page  

Arquivos em Odontologia

  ISSN 1516-0939

SILVA, Bruno Rocha da et al. Distribuição de estresse em incisivo central superior sob situações traumáticas semelhantes com diferentes cargas: uma análise tridimensional de elementos finitos. Arq. Odontol. []. 2013, 49, 2, pp. 52-59. ISSN 1516-0939.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição de tensões nas estruturas dentoalveolares de um incisivo central superior submetido a duas situações de carga de impacto. Materiais e métodos: As forças de carga que se seguem foram aplicadas usando um modelo tridimensional de elementos finitos: uma força de 500 N a um ângulo de 45° sobre a superfície vestibular coronária; uma força de 2000 N atuando no mesmo sentido e no mesmo ponto sobre a superfície do dente. Resultados: Tensões prejudiciais foram observadas na segunda situação, o que sugere danos ao dente e ao tecido adjacente. No entanto, o dano encontrado em tecidos moles, tais como polpa dentária foi insignificante. Conclusão: Lesões decorrentes de situações traumáticas foram mais prejudiciais para a integridade do dente e os seus estruturas associadas ao tecido duro.

: Traumatismos dentários; Análise de elementos finitos; Biomecânica; Metodologias computacionais; Imagem tridimensional.

        · Inglés     · Inglés     · Inglés