SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Resumo

MICLOS, Paula Vitali; SILVA JUNIOR, Manoelito Ferreira; OLIVEIRA, Cecília Maria Soares Carvalho  e  OLIVEIRA, Maria Aparecida de. Inclusão da Odontologia no cenário hospitalar da região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Arq. Odontol. [online]. 2014, vol.50, n.1, pp. 28-34. ISSN 1516-0939.

Objetivo: Verificar a inclusão da Odontologia no contexto hospitalar dos hospitais de grande porte da região metropolitana de Belo Horizonte - MG (RMBH) através dos insumos odontológicos e a inter-relação de profissionais de saúde no cenário da odontologia hospitalar. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado por meio de entrevista, conduzida por apenas uma entrevistadora, com o cirurgião-dentista responsável pelo setor odontológico dos hospitais de grande porte da RMBH que tinham atendimento odontológico. Os dados coletados foram tabulados no Excel 2003 (Microsoft®) em frequências absolutas e relativas. Resultados: 66,67% dos hospitais de grande porte da RMBH prestam assistência odontológica sendo que 64,28% destes hospitais com serviços odontológicos existem há mais de 16 anos. Os jogos de instrumentais mais fornecidos pelos hospitais são respectivamente os de emergência/urgência, exame clínico e cirúrgico ambulatorial. Os atendimentos são realizados dentro das dependências do hospital em 85,71%. Conclusão: Constatou-se a existência da odontologia na maioria dos hospitais de grande porte da RMBH, com presença de equipes odontológicas fortes, que trabalham em interdisciplinaridade, mostrando um reconhecimento e valorização do cirurgião-dentista também neste campo de trabalho.

Palavras-chave : Unidade hospitalar de odontologia.; Equipe hospitalar de odontologia.; Área de atuação profissional.; Odontologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português