SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Resumo

JUNQUEIRA, Simone Rennó; ARAUJO, Maria Ercília; FONSECA, Graciela Soares  e  ZILBOVICIUS, Celso. A realidade como instrumento pedagógico: problemas bucais e uso de serviços odontológicos. Arq. Odontol. [online]. 2014, vol.50, n.3, pp. 121-130. ISSN 1516-0939.

Objetivo: Para contribuir com a discussão sobre a percepção dos problemas odontológicos e uso dos serviços específicos e, simultaneamente, favorecer a reflexão relacionada às mudanças na formação em saúde bucal, o trabalho buscou revelar e analisar os problemas de saúde bucal e uso dos serviços odontológicos a partir do formulário sobre morbidade de saúde referida, aplicado junto aos moradores do entorno de duas Unidades de Saúde (US), desenvolvido pelos grupos de Educação Tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Materiais e Métodos: Trata-se de estudo quantitativo, transversal, realizado como estratégia pedagógica para estudantes de cursos da área da saúde participantes do PET-Saúde da Universidade de São Paulo. A amostra foi composta por 1.318 indivíduos residentes nos domicílios de áreas mais vulneráveis ou novas áreas cadastradas pelas US. A análise foi realizada com base na estatística descritiva e analítica, pelo programa EpiInfo versão 6.0. Fatores relacionados ao acesso ao cirurgião-dentista (CD) foram verificados pelo teste Quiquadrado, com resultados expressos como razão de prevalência (nível de significância de 5%). Resultados: Os problemas mais referidos foram: cárie (17,2%), ausência de dentes (8,6%). Embora 81,3% da população relatou ter procurado serviços odontológicos, apenas 8% acessou os serviços públicos para a resolução dos problemas referidos, recorrendo ao serviço privado (16,3%). O acesso ao CD esteve significativamente associado ao gênero feminino (p = 0,0315) e posse de automóvel (p = 0,0001). Conclusão: Dentre os problemas de saúde bucal identificados pelos moradores das áreas de abrangência específicas desse estudo, os mais citados foram a cárie e a ausência de elementos dentários. Foi evidenciado ainda o pouco uso dos serviços públicos odontológicos pela população do entorno das US. É necessário que os serviços desenvolvam um trabalho coerente com as demandas populacionais da área adstrita, ampliando o acesso dessa população aos serviços públicos odontológicos em função das morbidades referidas, contribuindo para a organização do trabalho.

Palavras-chave : Desenvolvimento de pessoal.; Serviços de saúde bucal.; Inquéritos de saúde bucal.; Inquéritos de morbidade.; Estratégia saúde da família..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português