SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número38 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stomatos

versão impressa ISSN 1519-4442

Resumo

MOREIRA, Debora Duarte; DE-AZEVEDO-VAZ, Sergio Lins; MELO, Saulo Leonardo Sousa  e  FREITAS, Deborah Queiroz de. Fusão incomum de distomolar com terceiro molar avaliado por tomografia computadorizada de feixe cônico. Stomatos [online]. 2014, vol.20, n.38, pp. 12-17. ISSN 1519-4442.

Os dentes supranumerários são uma anomalia e podem ser vistos em todos os quadrantes dos maxilares, com maior incidência na maxila. Quando os dentes supranumerários ocorrem distalmente ao terceiro molar, eles são denominados de dentes distomolares. Os distomolares ocorrem mais comumente unilateralmente na maxila de pessoas negras e afetam 2.2% da população. Por outro lado, a fusão ocorre pela união de dois germes dentários separados, desenvolvendo um único dente unido pela dentina e/ou pelo esmalte. A frequência de fusão de dentes permanentes e supranumerários é menor do que 0.1%, e normalmente envolve dentes anteriores da maxila. Radiografias periapicais são rotineiramente utilizadas em endodontia para o diagnóstico e planejamento pré-operatório, bem como durante o trans e pós-operatório. Entretanto, limitações relacionadas à bidimensionalidade dessa modalidade de imagens podem impedir a visualização adequada da anatomia dos canais radiculares dos dentes com variações anatômicas. O objetivo do presente relato foi descrever um caso raro de fusão por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico.

Palavras-chave : Terceiro Molar; Dente Supranumerário; Anomalias Dentárias; Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês