SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Resumo

ALMEIDA-BARROS, Renata Quirino de et al. Diagnóstico precoce de ateromas por meio de exames radiográficos rotineiros em odontologia: considerações atuais. Odontol. Clín.-Cient. (Online) [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 129-131. ISSN 1677-3888.

O acidente vascular cerebral (AVC) tem-se destacado como uma síndrome frequente nas sociedades ocidentais, onde 50% das mortes entre idosos estão associadas a esta condição. A presença de ateromas carotídeos contribui para seus altos índices de prevalência, e o seu diagnóstico precoce pode contribuir significativamente para a redução dos AVCs. A rotina odontológica atual necessita, cada vez mais, de exames de imagem, tais como radiografias panorâmicas e exames tomográficos de face, que podem mostrar, mesmo não intencionalmente, a presença de ateromas carotídeos. Assim, foi realizada uma revisão não sistemática de artigos nas línguas portuguesa e inglesa nas bases de dados PubMed, BBO, LILACS, MEDLINE e SciELO, publicados no período de 1994 a 2009, utilizando, para as buscas, os unitermos "Panorâmica" (Panoramic), "Ateroma" (Atheroma) e "AVC" (Stroke). Nessa revisão, enfatiza-se que as radiografias panorâmicas e as tomografias solicitadas pelo cirurgião-dentista rotineiramente podem delatar precocemente a presença de ateromas carotídeos, que pode ajudar a prevenir ou tratar precocemente arteriopatias graves quando são assintomáticas. Assim, a divulgação entre os cirurgiões dentistas da possibilidade de diagnóstico precoce de ateromas por meio de exames de imagem odontológicos rotineiros emerge juntamente com a prática de uma odontologia holística.

Palavras-chave : Acidente cerebral vascular; Radiografia panorâmica; Radiografia dentária; Doenças arteriais carótidas; Radiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português