SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Resumo

LIMA, Helena Maria Reinaldo; LIMA, Luciana Reinaldo  e  GALVAO, Fábio Freitas de Sousa Passos. Consumo infantil de bebidas lácteas: sólidos solúveis totais (Brix) e pH. Odontol. Clín.-Cient. (Online) [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 237-241. ISSN 1677-3888.

O objetivo deste estudo foi o de avaliar a quantidade de Sólidos Solúveis Totais (SST) e o valor do pH em bebidas lácteas (iogurtes e achocolatados), comercializadas em Teresina e consumidas por crianças. Foram avaliadas 20 bebidas lácteas por meio do experimento casualizado com 3 repetições para cada amostra. As leituras do grau Brix foram feitas por refratometria, utilizando-se o refratômetro de Abbé, e o pH foi avaliado por potenciometria. O teor médio de SST variou de 11,0 Brix a 22,0 Brix. Com relação ao pH, os valores médios mínimo e máximo para as bebidas lácteas foram 3,79 e 6,71, respectivamente. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se concluir que a elevada concentração de SST, verificada nas bebidas lácteas, associada a um baixo pH, pode contribuir para o desenvolvimento de lesões de cárie e erosão dental, caso esses alimentos sejam consumidos, em excesso, pelas crianças.

Palavras-chave : Açúcares na dieta; Cárie dentária; Concentrado de íons de hidrogênio; Alimentos e bebidas; Refritometria; Potenciometria; Erosão dentária..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português