Serviços Personalizados
Artigo
Links relacionados
Compartilhar
Odontologia Clínico-Científica (Online)
versão On-line ISSN 1677-3888
Resumo
SILVA, Luciana Andrade Gama da et al. Percepção dos Cirurgiões-Dentistas em Relação ao Sistema Único de Saúde/Programa de Saúde da Família (SUS/PSF) no Município de Nossa Senhora do Socorro - SE. Odontol. Clín.-Cient. (Online) [online]. 2011, vol.10, n.4, pp. 345-352. ISSN 1677-3888.
O presente estudo objetivou conhecer a percepção dos cirurgiões-dentistas em relação ao Sistema Único de Saúde e ao Programa Saúde da Família no município de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Foram aplicados 41 questionários contendo perguntas objetivas e subjetivas, com análise dos resultados desenvolvida por meio da abordagem qualiquantitativa. Os resultados demonstraram que a maioria dos cirurgiões-dentistas enfatiza a importância da capacitação de recursos humanos como forma de integração e efetividade da Equipe de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde e no Programa Saúde da Família. Concluiu-se que os profissionais, os gestores e as entidades públicas devem buscar promover a interação entre avanço do conhecimento, progresso tecnológico, mercado de trabalho, estrutura de serviços, políticas públicas, agenda social e perfil das demandas, contribuindo, dessa maneira, na resolução do paradoxo entre formação profissional, com ênfase no domínio cognitivo/instrumental e mudanças nas tendências atuais das políticas de saúde.
Palavras-chave : Odontologia em Saúde Pública; Percepção; Sistema Único de Saúde; Programa Saúde da Família; Formação de Recursos Humanos; Epidemiologia..