SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Resumo

RIOS, Ana Carla F. C.; ROCHA, Paulo Vicente B. da  e  SANTOS, Lydia de Brito. Estudo Comparativo entre Índice Anamnético de Disfunção Temporomandibular e Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) em mulheres idosas. Odontol. Clín.-Cient. (Online) [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 221-227. ISSN 1677-3888.

A população de idosos no Brasil vem aumentando rapidamente, o que coloca em evidência a atenção à saúde do idoso. Nesse contexto, realizou-se uma avaliação comparativa entre índice de Disfunção Temporomandibular (DTM) e níveis de ansiedade em um grupo de 73 mulheres idosas, funcionalmente independentes, na faixa etária de 60 a 87 anos. Foi utilizado um Índice Anamnético para DTM que agrupou os sujeitos desta pesquisa em: indivíduos sem DTM, portadoras de DTM leve, portadoras de DTM moderada e portadoras de DTM severa. A aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) classificou os indivíduos pesquisados de acordo com a tendência para reagir à pressão psicológica com ansiedade (traço de ansiedade) e o nível de ansiedade momentânea (estado de ansiedade). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de correlação entre Índice de DTM e o nível de ansiedade, nas escalas de traço (A-traço) e estado (A-estado), utilizando-se o coeficiente de correlação de Spearman, obtendo-se correlação estatisticamente significante (p<0,05) entre Índice de DTM e escala de ansiedade traço-estado. Isso nos permite concluir que houve correlação entre DTM e ansiedade na amostra estudada.

Palavras-chave : Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular; Ansiedade; Mulheres Idosas; Assistência Odontológica para Idosos; Odontologia Geriátrica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português