SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Resumo

SILVA, Daniella de Oliveira da et al. Efeito da clorexidina a 2% no mecanismo de adesão do cimento de ionômero de vidro: resistência ao cisalhamento. Odontol. Clín.-Cient. (Online) [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 229-232. ISSN 1677-3888.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a influência da clorexidina gel a 2% na resistência de união ao cisalhamento do cimento de ionômero de vidro (CIV). Material e Métodos: Foram confeccionados 45 blocos de 10x10mm de dentes bovinos, incluídos em resina acrílica, lixados até obter uma superfície plana em dentina e divididos em 3 grupos (n=15): I - Controle: superfície limpa com spray, seca e restaurada com CIV-Vitro Molar; II - superfície limpa com spray, seca, seguida de aplicação de clorexidina gel a 2%, deixada em repouso por 2 minutos, limpa com "bola" de algodão e restaurada; III - lavagem, aplicação de clorexidina gel a 2%, deixada em repouso por 2 minutos, limpeza com spray, seca e restaurada. Os corpos de prova foram submetidos ao teste de cisalhamento em uma máquina TIRATest 2420. Resultados: Os resultados foram avaliados pelo teste Kruskal-Wallis (p<0,05). Verificou-se diferença significante em função do tratamento aplicado p=0,049. Conclusão: A aplicação da clorexidina por 2 minutos e lavagem posterior comportou-se semelhante ao grupo-controle.

Palavras-chave : Cimentos de Ionômeros de Vidro; Clorexidina; Restauração Dentária Permanente; Resistência ao Cisalhamento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português