SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

OLIVEIRA, Juliana Santos; PRADO JUNIOR, Raimundo Rosendo; FERNANDES, Regina Fátima  e  MENDES, Regina Ferraz. Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais. Rev. ABENO [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 63-69. ISSN 1679-5954.

Este relato de experiência faz uma reflexão acerca da importância da extensão universitária para consolidação das mudanças nos conceitos de atenção à saúde dos pacientes com necessidades especiais. O projeto de extensão "Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais- PROSBE" ocorre no Centro Integrado de Educação Especial (CIES - Teresi-na/Piauí), promovendo capacitação para pro-fessores e responsáveis sobre a importância da promoção de saúde bucal, através de práticas de uma equipe multidisciplinar. Ações educativas podem desenvolver competência e estímulo aos responsáveis pelos pacientes e propiciar aos estudantes segurança e familiaridade no atendimento aos pacientes especiais. O PROSBE favorece o convívio entre os profissionais e o binômio aluno/professor universitário, propiciando pesquisas e uma relação social de impacto entre a Universidade e a sociedade. Além disso, este trabalho enaltece a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão que reafirma a extensão como processo acadêmico de formação e de geração de conhecimentos.

Palavras-chave : Deficiência Intelectual.; Rela-ções Comunidade-Instituição.; Promoção da Saúde.; Serviços de Saúde Bucal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português