SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

SALLES, Alexandre Azevedo et al. Performance e percepções de estudantes de odontologia no preparo de canais: um estudo de métodos mistos. Rev. ABENO [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 97-109. ISSN 1679-5954.

Este estudo explorou o desempenho dos estudantes de odontologia (dados quantitativos) e percepções (dados qualitativos) em relação ao preparo do canal com instrumentos rotatórios de Ni-Ti versus instrumentos manuais e discutiu interações entre os achados técnicos e os insights dos estudantes. O delineamento usado foi o de métodos mistos. Cada estudante (n=20) instrumentou dois canais usando instrumentos manuais e dois canais usando instrumentos rotatórios de Ni-Ti (ProTaper Universal®). Os participantes não tinham experiência com instrumentação rotatória, mas estavam familiarizados com instrumentação manual. Dados quantitativos, tais como transporte apical, tempo de trabalho para a instrumentação e erros de procedimento foram estatisticamente analisados. Dados qualitativos (percepções dos estudantes) foram coletados, sendo que as percepções foram identificadas a partir do conteúdo das entrevistas utilizando a análise temática. Baixos valores de transporte apical, poucos erros de procedimento (desvio/perfuração/bloqueio), e tempo de trabalho mais longo foram associados à instrumentação rotatória. O tempo de trabalho foi mais curto no segundo canal instrumentado por ambas as técnicas. Percepções associadas com instrumentação manual foram: melhor domínio e prática/segurança em virtude de os estudantes estarem acostumados com a técnica. Percepções para a instrumentação rotatória: boas expectativas iniciais, antes de utilizar; percepção de dúvidas e dificuldades em relação ao manejo do instrumento logo antes de utilizar; e, aumento da segurança na utilização depois do segundo uso, no segundo canal. A combinação dos achados quantitativos e qualitativos levou às seguintes conclusões: (i) os estudantes mostraram uma atitude de precaução frente à instrumentação rotatória de Ni-Ti; (ii) a segurança amentou depois da instrumentação do segundo canal; (iii) os estudantes mostraram expectativas boas em termos da otimização do tratamento de canal radicular com a instrumentação rotatória e pensam que isso será possível após algum treinamento; e (iv) a instrumentação rotatória com Ni-Ti deveria ser incluído no currículo de graduação das escolas de odontologia.

Palavras-chave : Ensino odontológico.; Percepção de estudantes.; Métodos mistos de pesquisa.; Endodontia.; Preparo do canal radicular..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês