SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

MEURER, Maria Inês; ZIMMERMANN, Caroline  e  GRANDO, Liliane Janete. Proposta de um roteiro de apoio à descrição de lesões bucais como instrumentalização para a comunicação profissional. Rev. ABENO [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 03-115. ISSN 1679-5954.

A boa comunicação escrita é uma habilidade essencial para a troca de informações entre profissionais da saúde. No contexto do SUS, essa troca ocorre por meio de documentos de referência e contrarreferência. Considerando as lesões bucais que necessitam de avaliação na atenção secundária, documentos de referência permitem avaliar a necessidade clínica e a urgência de cada caso, com impactos na priorização do acesso. A falta de detalhamento e concisão dos documentos de referência impacta na agilidade do fluxo do paciente entre os níveis de atenção à saúde e, consequentemente, na qualidade do cuidado a ele oferecido. Visando aprimorar o detalhamento dos documentos de referência em Estomatologia na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina, foi desenvolvido o OralDESC - um roteiro de apoio à descrição de lesões bucais. O roteiro também vem sendo utilizado pelas disciplinas relacionadas ao Diagnóstico Bucal na Universidade Federal de Santa Catarina. Além de apresentar o roteiro, este trabalho procura ampliar a análise da questão, apresentando alguns desafios para a implantação dos complexos regulatórios no Brasil, bem como as dificuldades relatadas no país e em outras parte do mundo no que se refere à qualidade dos documentos de referência. Adicionalmente, apresenta a visão de alguns autores sobre o potencial educativo dos processos de referência e contrarreferência e a importância da formação para a comunicação escrita. São partilhadas, ainda, reflexões sobre a necessidade de inclusão, nos currículos acadêmicos, de atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação por estudantes de Odontologia, de forma a capacitá-los à atuação em redes de atenção que privilegiam a interação multiprofissional, interdisciplinar e trans-disciplinar.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde.; Aten-ção Secundária à Saúde.; Guia.; Medicina Bucal.; Referência e Consulta..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português